CI

Soja despenca em Chicago com guerra comercial

Fortemente afetadas pelo anúncio, da China, de uma sobretaxa de 25% sobre as importações


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na terça-feira (03.04) uma baixa de 22,75 centavos de Dólar no contrato de Maio/18, fechando em US$ 10,1525 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 22,25 e 22,75 pontos.

O mercado norte-americano da soja teve um dia de fortes perdas nos principais contratos futuros, em sessão de grande pressão. De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, as cotações de Chicago foram fortemente afetadas pelo anúncio, da China, de uma sobretaxa de 25% sobre as importações da soja norte-americana (que somaram US$ 19 bilhões no ano passado), entre outros 106 produtos, em retaliação à taxação de igual percentual pelos EUA sobre as importações de aço e alumínio chinesas. 

De acordo com a AgResource, o Mercado hoje foi inflamado por um plano anunciado de re­taliação chinesa contra os Estados Unidos: “Assim que o presidente Trump iniciou a campanha de tarifação comercial na importação de produtos com destino estadunidense, a tensão aumentou nos países que possuem um forte share de vendas na nação norte-americana. A China, uma das maiores parceiras comerciais dos EUA publicou em nota oficial na última madrugada que alguns produtos agrícolas de origem estadun­idense seriam tarifados para entrada no país, incluindo a soja”. 

“A notícia foi rapidamente especulada por operadores asiáticos e algoritmos de at­uação no Mercado, colocando peso no lado das vendas e apostando em uma exportação norte-americana em decadência. A implementação de tais planos tarifários carece de negociações e tempo. É prematuro assum­ir um posicionamento fortemente baixista, no atual momento”, concluem os analistas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.