CI

Soja despenca nos EUA sem compras da China

O otimismo sobre as negociações com os chineses parece perder fôlego


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na quarta-feira (06.03) baixa de 11,75 pontos no contrato de Maio/19, fechando em US$ 9,02 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 11,50 e 12,00 pontos.

Os principais contratos futuros registraram um dia de fortes perdas no mercado norte-americano da soja, diante das incertezas do acordo entre Estados Unidos e China. “O otimismo sobre as negociações com os chineses parece perder fôlego, diante da ausência de ordens concretas de compra de mercadorias. Com efeito, o encontro entre os representantes da China e dos EUA foi postergado para o final do mês de março”, ressalta o analista da T&F Consultoria Agroeconômica, Luiz Fernando Pacheco.

Ainda na China, mais empresas vão ajustando para baixo as suas previsões de demanda de farelos e grãos para alimentação animal, em função da retração na produção pela epidemia de febre suína. Mesmo assim, aponta Pacheco, os chineses estão dispostos a fazer compras nos EUA: “Prometem isto todas as semanas, mas não querem ceder no que os americanos querem”. 

O especialista se refere à nova legislação sobre direitos autorais e de propriedade privada. “A China, como todos sabem, copia tudo e não quer abrir mão disso. Está disposta mesmo a pagar as novas taxas impostas por Trump (porque tem dinheiro sobrando), mas não quer ceder na parte industrial (que é o seu forte e sofreria com as restrições pretendidas pelos americanos)”, explica. 

“Trump diz que as conversações estão indo muito bem, mas ninguém acredita mais. Em conversa com governadores, disse na semana passada que o acordo poderia sair ou não sair. Então tudo permanece nebuloso e decepcionante, fazendo o mercado se retrair e recuar, como aconteceu hoje”, conclui o analista da T&F.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.