CI

Soja e milho entram na reta final de plantio

Em algumas regiões, como no Centro-Sul, que ainda colhem o que resta do trigo no campo, a semeadura de verão vai durar mais um mês


Enquanto a colheita do trigo entra nos últimos 5% do total de 1,14 milhão de hectares de lavoura, o plantio de verão ganha dimensão e faz os campos do Paraná passarem do amarelo para o verde rapidamente. O plantio da soja chega nesta semana à metade dos cerca de 4 milhões de hectares destinados à cultura no estado nesta safra. A umidade favorece também o plantio do milho, que já cobre mais de 90% de uma área de aproximadamente 1,35 milhão de hectares. Os porcentuais são do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab).

O plantio do milho começou dois meses atrás e a maior parte da lavoura (cerca de 90%) está na fase de desenvolvimento vegetativo, ou seja, depende de água até o enchimento dos grãos. No caso da soja, dois terços das plantações ainda permanecem em germinação. Com a adoção cada vez maior de variedades de ciclo precoce, cuja colheita ocorre a partir de janeiro, a oleaginosa depende de chuvas bem distribuídas.

O produtor Hendrik Barkema, de Tibagi, tem uma explicação para o acelerado plantio da soja – uma única plantadeira percorre até 90 hectares por dia. “Estamos plantando sobre a área de trigo e, como a terra está adubada, colocamos só semente na plantadeira. Assim, não é preciso abastecer a máquina toda hora.”

Com seus descendentes preparados para as tarefas da fazenda, Barkema faz questão de acompanhar o plantio, que é retomado sempre que a umidade permite. Ele busca mais do que a certeza de que tudo está em ordem: “É bonito”, resume. Uma do lado da outra, três plantadeiras seguem alinhadas no campo até o fim da tarde, desenhando riscos no chão coberto de palhada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.