CI

Soja é o grão com menor potencial de alta

Os seus fundamentos estão baixistas: com estoques maiores nos Estados Unidos


Segundo apurou a pesquisa diária do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da USP), os preços da soja no mercado físico brasileiro fecharam a terça-feira (11.06) com preços médios da soja nos portos do Brasil sobre rodas caindo 0,12% nos preços médios oferecidos sobre rodas nos portos brasileiros, para R$ 81,80/saca, aumentando as perdas de junho para 1,70%.

No interior a queda foi inexpressiva, de apenas 0,03%, para R$ 75,53/saca, aumentando levemente as perdas de junho para 2,07%. “Neste ano a soja é o grão com menor potencial de alta, a curto e médio prazos, até o momento. Os seus fundamentos estão baixistas: com estoques maiores nos EUA, mesmo com estoques mundiais as cotações de Chicago fecharam praticamente inalteradas com levíssima alta de 0,09%”, aponta a T&F oConsultoria Agroeconômica.

Por sua vez o dólar fechou em queda de 0,88% no Brasil e os prêmios se mantiveram inalterados para a maioria dos meses (só subiram para agosto + 5 e março + 6). “No cenário internacional a China começou a enviar cartas para relacionar as compras de soja americana para a safra nova, algo que todos sabemos que seria inevitável. Por isso não há prêmios para o período de setembro/janeiro, no Brasil, que é a janela americana de exportação”, observa o analista da T&F, Luiz Fernando Pacheco.

Uma notícia relevante é que as tradings de commodities podem reduzir a oferta de crédito aos produtores de soja do Brasil em cerca de 50% na safra 2019/20. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), isso vai ocorrer em função da inadimplência e recuperações judiciais pedidas por produtores rurais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.