CI

Soja em alta sem surpresas do USDA

"Estoques maiores sempre significam preços menores", diz T&F


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na terça-feira (11.12) alta de 5,25 pontos no contrato de Janeiro/19, fechando em US$ 9,15 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com valorizações entre 5,25 e 5,50 pontos.

O mercado norte-americano da soja teve uma sessão de ganhos nos principais contratos futuros, ainda sem impacto direto no novo relatório de oferta e demanda do USDA. “Os estoques finais passaram de 112,08 MT para 115,33MT, cerca de 13,84% maiores do que os da safra anterior. Estoques maiores sempre significam preços menores e é isto o que está acontecendo, tanto com Chicago, como com o Brasil”, observa a T&F Consultoria Agroeconômica.

De acordo com a AgResource, o relatório não teve nenhuma surpresa para o mercado: “Em linhas gerais, as alterações da CONAB e do USDA foram focadas para a safra verão do Brasil, onde o maior aumento veio para a produção de soja. O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) não possui um histórico de mudanças significantes em atualizações de dezembro, o que trouxe um certo alerta nos radares de operadores da CBOT”. 

“Mesmo com o aumento de 1,5 MTs para a soja brasileira 2018/19, os estoques finais para o país foram mantidos praticamente estáticos, com o aumento das exportações em 4 MTs, totalizando 81 MTs. A ARC lembra que o direcionamento de preços continua atrelado as novidades da Guerra Comercial entre os EUA e China. Os fundamentos básicos do Mercado têm sido deixados de lado, até com que as questões políticas sejam resolvidas”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.