CI

Soja em baixa sem anúncio na guerra comercial

A especulação voltou a empilhar vendas no mercado de commodities agrícolas


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na sexta-feira (05.04) baixa de 7,50 pontos no contrato de Maio/19, fechando em US$ 8,99 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 6,75 e 7,75 pontos.

Os principais contratos futuros tiveram fecharam a semana devolvendo ganhos no mercado norte-americano da soja, com indefinição da disputa com a China e boas safras na América do Sul. “A falta de qualquer anúncio oficial para acabar com a Guerra comercial com a China, está pairando sobre o mercado. Ambos os lados falaram de progresso, mas ainda não vimos nada por escrito”, aponta o analista Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica.

A Consultoria AgResource destaca qualquer novidade do encontro político entre EUA e China, e por isso a especulação voltou a empilhar vendas no mercado de commodities agrícolas: “A retórica entre o acordo ou desacordo coloca os operadores de Chicago no lado passivo do direcionamento de preços. Em outras palavras, fundamentos básicos como a grande oferta (e estoques) de grãos mundiais, e a dificuldade de exportações por parte dos Estados Unidos, tomam as rédeas das tendências de curto-prazo do mercado”. 

“Anúncios oficiais sobre as atuais reuniões de Washington deverão ser publicados [...] Muitos especuladores optam por retirarem suas posições abertas, evitando o risco de novidades inesperadas. No Brasil, a colheita da soja nacional entra em reta final, com um total de 85,7% da área do país já retirada dos campos, contra 80,1% em 2018 e 83,6% de média”, concluem os analistas da ARC Mercosul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.