CI

Soja em fortes liquidações dos fundos de investimento

Não se vê definições na tendência da soja nos EUA


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na sexta-feira (08.06) uma baixa de 5,00 centavos de Dólar no contrato de Julho/18, fechando em US$ 9,6925 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações de 4,75 até 5,00 pontos.

O mercado norte-americano da soja fechou a semana com mais perdas nos principais contratos futuros, fruto de fortes liquidações dos fundos de investimento. De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, não se vê definições na tendência da soja nos EUA, nem no que diz respeito ao clima, nem no que se refere à disputa comercial com a China: “Que prometeu adquirir o produto norte-americano, mas até agora nada”. Ele cita ainda o clima favorável, que continua a pressionar as cotações de todo o complexo de soja.

Para a Consultoria AgResource, o mercado fechou a semana seguindo a tendência criada ao lon­go das últimas sessões: “As possibilidades de um acordo comercial entre EUA e China vão se diluindo com recentes atritos entre os Gov­ernos de ambas nações. O otimismo que foi gerado anteriormente sobre um estreitamento das compras da soja norte-americana pela China, agora dá espaço à volta dos embates políticos. As portas não foram totalmente fechadas à criação de um eventual acordo, no entanto a especulação ago­ra reverte posições compradas, na tentativa de evitar o risco de qualquer novidade pessimista a este cenário”. 

“Gestores de fundos passam quanti­ficar o fator ‘Clima-EUA’ com um maior peso na composição de suas análises de investimento. Qualquer variação nos mapas de curto e longo prazo para a safra estadunidense, deverá trazer reações diretas à tendên­cia de preços. Até o momento, as chuvas se permaneceram regulares, porém com temperaturas um pouco acima da média. Nenhuma preocu­pação generalizada foi observada até este começo de junho, para o país”, concluem os analistas da ARC. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.