CI

Soja em leve baixa no interior do Brasil

Margens do esmagamento brasileiro estão positivas


As cotações da soja tiveram na sexta-feira (23.02) um dia de comportamento misto no mercado físico brasileiro, sem correspondência com as altas na Bolsa de Chicago (CBOT). De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, em média os preços subiram 0,01% nos portos e desceram 0,17% no interior do País.

O analista da T&F, Luiz Fernando Pacheco, ressalta que, apesar dessa ligeira baixa, o dólar caindo 0,21% nesta sexta-feira (mas alta de 0,63% na semana) e Chicago subindo 0,5% no dia (mas alta de 7,11% na semana) os preços da soja no mercado interno brasileiro continuam firmes, com alta de 6,32% nos últimos 30 dias. Um respiro para as compras das indústrias que tinham estado muito ativas no dia anterior. Nos portos, os preços somam alta de 7,09% nos últimos 30 dias.
 
“Como as margens do esmagamento brasileiro estão positivas, puxadas pela boa demanda do mercado interno de farelo e de óleo e a temporada é de janela de exportação de soja brasileira no mercado internacional, os preços tanto do mercado local quanto de exportação estão subindo. Some-se a isto a seca na Argentina, que está elevando as cotações do mercado-base de Chicago, tanto para farelo como para o grão e a pequena recuperação ocorrida com os preços do óleo no mercado internacional e se terá o quadro de fatores positivos quase completo”, explica Pacheco.

Segundo a consultoria AgRural, a colheita de soja da safra 2017/18 do Brasil avançou para 25% da área na semana passada, o que representa atraso sobre os 36% registrados há um ano e 27% da média dos últimos de cinco anos anteriores. No Mato Grosso – maior produtor brasileiro da oleaginosa – a colheita alcança 61% da área, superando a média de cinco anos próxima dos 65% de um ano atrás.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.