CI

SOJA EM QUEDA: preço da soja disponível cai

O preço disponível da saca de soja em Mato Grosso apontou decréscimo de 0,46%


Foto: Divulgação

O preço disponível da saca de soja em Mato Grosso apontou decréscimo de 0,46% no comparativo semanal, reflexo da desvalorização em Chicago. 

CME-GROUP: puxado pela divulgação do relatório mensal de oferta e demanda do USDA, Chicago registrou decréscimo de 0,63% ante a semana passada. 

PRÊMIO VALORIZA: com a pressão de aumento da demanda externa pelo grão, o prêmio de Santos teve alta de 3,90% no comparativo semanal.

OFERTA E DEMANDA DE SOJA

O USDA publicou sua primeira estimativa de oferta e demanda para a safra de soja 22/23, na última quinta-feira (12/05). No cenário mundial, espera-se que a produção do grão registre um aumento de 45,32 milhões de toneladas em relação ao último ciclo, projetada em 394,69 milhões de toneladas. O aumento pode ser justificado pela alta nas produções dos Estados Unidos, Argentina e do Brasil.

Para a safra brasileira, a estimativa é de recorde na produção, atingindo 149,00 milhões de toneladas, aumento de 19,20% em relação à safra anterior. Pelo lado da demanda, a expectativa do consumo mundial para a safra 22/23 registrou alta de 4,00%, ficando estimada em 377,44 milhões de toneladas, puxada pela maior procura da China. Por fim, para os estoques finais globais foi projetada uma elevação de 16,85% ante a safra 21/22, reflexo da maior produção, que nesta primeira estimativa está superando a demanda.

As informações foram divulgadas pelo boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.