CI

Soja em queda no Brasil

Queda nos prêmios com menor disponibilidade e possibilidadda China voltar a comprar soja dos EUA


Segundo apurou a pesquisa diária do Cepea, os preços da soja no mercado físico brasileiro fecharam a segunda-feira (10.12) em queda de 0,86%, para R$ 81,39/saca nos portos, aumentando as perdas de dezembro da soja para 1,68%. Nas praças do interior do País a pesquisa apontou queda de 0,30%, para R$ 75,84/saca, elevando as perdas de dezembro para 2,57%.

“A alta de 0,73% do dólar nesta segunda-feira foi sobejamente suplantada pela queda de 0,87% nas cotações de Chicago e pela queda dos prêmios nos portos brasileiros para todos os meses. Essas quedas nos prêmios têm duas causas: a curto prazo menor disponibilidade de produto e, para safra nova, a possibilidade de a China voltar a comprar soja americana”, aponta o analista da T&F Consultoria Agroeconômica, Luiz Fernando Pacheco. 

De acordo com ele, o mercado também esteve de olho na possibilidade de greve dos caminhoneiros, que poderia paralisar as exportações de soja do país: “Foi cogitada e até organizada via Whatsapp no final de semana, em protesto contra a decisão do Ministro Luiz Fux de cancelar as multas por infringência da tabela dos fretes. Contudo, nesta segunda-feira, foi desfeito o início de bloqueio das estradas que começara a acontecer na Via Dutra, principal elo rodoviário entre São Paulo e Rio de Janeiro”.

Pacheco destaca, ainda, que o mercado também está se preparando para o relatório de Oferta & Demanda a ser divulgado nesta terça-feira pelo USDA, e que pode alterar a tendência dos preços. “O foco do mercado deve ser nos estoques dos EUA e na dimensão da oferta da América do Sul, projetada em 121,1 milhões de toneladas para o Brasil e 55,7 milhões para a Argentina”, conclui.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.