CI

Soja fecha a semana em queda nos EUA

Mais 300 mil toneladas de soja estadunidense para exportação foram canceladas


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na sexta-feira (19.10) perdas de 6,75 pontos no contrato de Novembro/18, fechando em US$ 8,5675 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 6,75 e 7,25 pontos.

O mercado norte-americano da soja fechou a semana com perdas nos principais contratos futuros, com cancelamentos e demanda menor pressionando as cotações. “A procura chinesa pelo grão dos EUA começou a diminuir em julho, quando a China impôs uma tarifa retaliatória de 25% sobre o produto norte-americano, e passou a recorrer a outras origens, como o Brasil. Os preços mais baixos da soja americana, porém, vinham atraindo compradores de outros países e ajudando a compensar parcialmente a menor demanda chinesa. Nas últimas semanas, porém, as vendas externas dos EUA passaram a mostrar sinais mais claros de fraqueza”, aponta a T&F Consultoria Agroeconômica.

A Consultoria AgResource destaca que a especulação voltou a se mostrar ausente na tentativa de solidificar um movimento de compra: “Nestas últimas 24 horas mais 300 mil toneladas de soja estadunidense para exportação foram canceladas do exercício de entrega neste ano comercial 2018/19 - as quais estavam previamente estabelecidas em contratos para destinos desconhecidos”. 

“Além do mais, a China se mostra com o total interesse em continuar as importações da oleaginosa brasileira, evitando novas compras do grão físico dos Estados Unidos. A ARC volta a ressaltar que o mês de outubro seria o período onde a demanda chinesa pela soja se voltaria para as entregas do produto norte-americano, devido à disponibilidade proveniente da colheita em andamento. Entretanto, este não é um fato consolidado neste ano”, concluem os analistas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.