CI

Soja fecha o ano em alta nos EUA

Relatos de nova reunião de norte-americanos e chineses para retomar as negociações


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na sexta-feira (28.12) alta de 13,00 pontos no contrato de Março/19, fechando em US$ 8,955 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 12,50 e 13,75 pontos.

O mercado norte-americano da soja fechou o ano numa sessão de ganhos generosos nos principais contratos futuros, sustentados por relatos de que autoridades chinesas vão se reunir com uma delegação norte-americana em janeiro para retomar as negociações comerciais. Isso está alimentando a expectativa de grandes compras chinesas em breve, disse Dan Hueber, da corretora The Hueber Report. 

“Os mercados de grãos querem a resolução do conflito e mais segurança”, disseram analistas da Allendale. Após o anúncio de uma trégua entre Washington e Pequim, no começo de dezembro, a China retomou compras significativas de soja norte-americana. Os volumes, porém, ainda estão bem abaixo do esperado por alguns analistas. 

“O vencimento março da oleaginosa avançou 13,00 cents (1,47%) e terminou em US$ 8,9550 por bushel. Além disso, a paralisação parcial do governo dos Estados Unidos interrompeu a divulgação de dados de vendas, deixando o mercado sem importantes referências de demanda”, explica Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica. 

“Nesta sexta-feira, por exemplo, Departamento de Agricultura do país (USDA) não publicou seu relatório semanal de vendas externas. O relatório mensal de oferta e demanda do USDA também não deve ser publicado em janeiro por causa do impasse entre o presidente Donald Trump e congressistas da oposição em torno da construção de um muro na fronteira com o México”, conclui. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.