CI

Soja fecha semana calma em baixa nos EUA

Clima na América do Sul segue no radar dos especuladores


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou nesta sexta-feira (24.11) baixa de 4,00 centavos de Dólar no contrato de Janeiro/18 (o mais negociado no momento), fechando em US$ 9,9325 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 3,50 e 4,00 pontos.

O mercado norte-americano da soja fechou a semana em queda, após a leve recuperação de preços que registrou nas principais cotações dos futuros. O clima na América do Sul segue no radar dos especuladores, mas os mapas climáticos ainda não tiveram dados suficientes para redirecionar os investimentos.

“Com a semana cortada por um feriado na quinta e uma sessão curta na sexta, os negócios de soja se mantiveram calmos, com as cotações oscilando ao sabor dos vencimentos dos contratos de opção (por isso pressionadas para baixo, uma eventualidade) os negócios de soja se mantiveram parados”, afirma a Consultoria Trigo & Farinhas.

De acordo com o analista Luiz Fernando Pacheco, a atenção do mercado interno está no céu, com preocupação dos agricultores sobre as possibilidades de chuva, tanto no Brasil quanto na Argentina: “No Brasil há seca, a Argentina tem previsão de algumas poucas chuvas, que o mercado julga que serão insuficientes para recolocar o nível de umidade necessário. Há queda do índice de umidade dos solos argentinos nos últimos dias”.

“Como o país é o maior exportador de farelos do mundo, existe a preocupação de falar este produto na próxima temporada e isto está dando algum suporte fundamental ao grão e às cotações do farelo, tanto em Chicago quanto em Dalian, na China, maior importador mundial. Por outro lado, as cotações do de soja estão pressionadas pelos demais óleos vegetais, cujas cotações também caíram nesta sexta”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.