CI

Soja fecha semana em forte alta

Cenário foi de baixa do Dólar e alta no petróleo


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou nesta sexta-feira (17.11) alta de 18,50 centavos de Dólar no contrato de Janeiro/18, fechando em US$ 9,9050 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com valorizações entre 18,00 e 18,50 pontos.

O mercado norte-americano da soja fechou a semana com fortes altas nas principais cotações dos futuros, resultado de uma combinação de fatores. O cenário foi de baixa do Dólar e alta no petróleo, que se somaram a novas projeções de piora do clima na América do Sul, especialmente na Argentina. 

“A recuperação aqui na CBOT hoje foi acentuada com a volta de especulações no mercado. Operadores que tinham dias apáticos nas negociações obtiveram a notícia que a China havia comprado de 5-10 cargueiros de milho norte-americano e 12-18 de etanol. O Mercado, tensionado pela falta de notícias, regiu imediatamente aos boatos, cobrindo posições vendidas”, aponta a Consultoria AgResource.

Os analistas da ARC apontam que uma tendência sazonal de alta é observada quase todos os anos na véspera do feriado de Ação de Graças (tradicional encerramento da colheita nos Estados Unidos). Neste momento os produtores do país reduzem significantemente o interesse de venda do seu grão físico.

“Este movimento causa a ansiedade dos exportadores estadunidenses pelos dois últimos anos, e pode ser observado na próxima semana, mais uma vez. Na Argentina, as condições climáticas começam a preocupar cada vez mais. O país é o principal exportador de farelo de soja no mundo, qualquer ameaça para o bom desenvolvimento da safra pode colocar a especulação em forte movimento de alta no complexo da soja”, diz a Consultoria. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.