CI

Soja Livre inicia dias de campo nesta terça

Os dias de campo têm o objetivo de avaliar novas cultivares de soja desenvolvidas pela Embrapa


Nesta terça (31) inicia a 2ª temporada dos dias de campo do programa “Soja Livre”. Até 10 de março, serão visitadas as unidades demonstrativas (UD’s), instaladas nas principais regiões produtoras do estado. Os dias de campo têm o objetivo de avaliar novas cultivares de soja desenvolvidas pela Embrapa. Atualmente o programa oferece 14 cultivares de soja convencional.


Segundo Clóvis Albuquerque, coordenador do “Soja Livre” serão apresentados nos dias de campo seis cultivares, sendo três de ciclo precoce e três do ciclo médio. “O programa está preparado para atender a demanda por sementes de soja convencional; vamos lançar 03 cultivares com alta produtividade, resistentes e tolerantes a nematóides e com boa tolerância a chuva na colheita”, destacou Albuquerque.

“O Programa de pesquisa e melhoramento de soja da Embrapa e outras empresas estão dando resposta ao mercado em tempo real com novas cultivares e o Brasil vai e deve continuar sendo o grande fornecedor de soja convencional a mercados exigentes como Europa , Japão e Coréia”, completou o coordenador do Soja Livre.


O Soja Livre iniciou em 2010 por conta da dificuldade dos produtores em obter sementes não transgênicas. O programa é uma realização da Aprosoja, Associação Brasileira de Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange), Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Governo Federal.

O primeiro município a receber os dias de campo do Soja Livre é Campo de Júlio, no dia 31, na fazenda Sebben. Confira abaixo a programação completa:

Dia 02/02 – Sapezal: fazenda Nossa Senhora Aparecida

Dia 07/02 – Campo Novo dos Parecis: fazenda Cristina

Dia 09/02 – Sinop: fazenda Vale do Verde

Dia 11/02 – Sorriso: fazenda Itachin

Dia 14/02 – Piranga do Norte: fazenda São Vitor

Dia 16/02 – Lucas do Rio Verde: Fundação Rio Verde

Dia 18/02 – Nova Mutum: fazenda Mutum

Dia 23/02 – Diamantino: fazenda Soybem

Dia 25/02 – Deciolândia: fazenda Agrodinâmica

Dia 06/03 – Querência: fazenda Agro Delta

Dia 08/03 – Canarana: fazenda Andréia

Dia 10/03 – Nova Xavantina: fazenda Monte Alegre

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.