ANÁLISE AGROLINK

Soja mantém alta nos EUA

Novas previsões de quebra na safra argentina
Por: -Leonardo Gottems
444 acessos

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na quarta-feira (14.02) alta de 5,50 centavos de Dólar no contrato de Março/18 (referência para o Brasil), fechando em US$ 10,1725 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com valorizações entre 5,00 e 5,50 pontos.

O mercado norte-americano da soja manteve os ganhos nos principais contratos futuros, em consequência de novas previsões de quebra na safra argentina. A T&F Consultoria Agroeconômica destaca que a soja resistiu à tomada de lucros ensaiada na noite anterior: “O dólar perdeu força e retrocedeu diante das principais moedas internacionais, o que melhorou a competitividade da soja americana”.

A Consultoria AgResource aponta que o mercado continuou sustentando as recentes altas, porém com um volume de operações bastante reduzido: “Operadores ainda questionam as potenciais quebras de safra na Argentina e as consequências para o Mercado do farelo de soja, uma vez que os argentinos são responsáveis por mais de 50% das exportações mundiais”. 

A ARC lembra que movimentos e tendências agressivas no farelo são fortemente repassados para as cotações do grão de soja. No entanto, há um fator que têm preocupado grande parte da especulação: um fim de semana prolongado à frente. “Na próxima segunda-feira, dia 19, devido ao feriado do Dia do Presidente a CBOT não irá realizar operações. No total, serão 3 dias de ausência de negociações aqui em Chicago, o que aumenta o receio da especulação em uma eventual reviravolta climática para a Argentina. A ARC ressalta que até 10% da produção da soja já foi contabilizada como quebra, no entanto ainda há tempo de recuperação para uma boa parte do país”, concluem os analistas. 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink