CI

Soja perde espaço para o algodão e a cana no MS

Levantamento do IBGE mostra que a área será reduzida em 177 mil hectares


Os sojicultores de Mato Grosso do Sul desincorporaram pelo menos 177 mil hectares, na safra em andamento, da área cultivada com soja no Estado, o que deve impulsionar a agregação de 44,1 mil hectares ao cultivo estadual de cana-de-açúcar, e de outros 15 mil hectares à produção sul-mato-grossense de algodão herbáceo, segundo estimativa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola divulgado ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De acordo com o prognóstico da safra 2006/2007, a área plantada com soja em MS caiu de 1,9 milhão de hectares, cultivados na safra 2005/2006, para pouco mais de 1,7 milhão de hectares nesta safra que começará a ser colhida em breve. Apesar da queda, a estimativa é que o melhor rendimento do grão neste ano possibilite aumento na produção estadual. O IBGE prevê que cada hectare possa render 2,6 mil quilos de soja neste ano, enquanto que a produtividade média foi de 2,2 mil quilos da oleaginosa no ano passado. Se for confirmada a expectativa de acréscimo no rendimento, a produção estadual de soja deve atingir 4,5 milhões de toneladas, que representarão aumento de 344,4 mil toneladas em relação as 4,1 milhões de toneladas colhidas no Estado na safra 2005/2006.

Cana

O levantamento do IBGE confirma que a retração na área da soja, tem favorecido a ampliação do cultivo de outras culturas agrícolas no Estado. A cana-de-açúcar, por exemplo, deve saltar dos 155 mil hectares, cultivados em 2005/20006, para 200 mil hectares em 2007, ou seja, área 28,34% maior. A produção de cana acompanhará o incremento do plantio e deve crescer 28,27% neste ano, passando de 12,7 milhões de toneladas no ano passado para 16 milhões de toneladas nesta safra. Segundo o prognóstico, a produtividade média da cana vai se manter estável no Estado, em 2007, na casa dos 80 mil quilos por hectare.

Algodão

A cultura do algodão herbáceo foi a segunda mais favorecida, depois da cana, com a retração na área da soja no Estado, segundo o IBGE. A expectativa é que a produção sul-mato-grossense cresça 61,6% neste ano, ultrapassando 155,7 mil toneladas de algodão. Na safra 2005/2006, o Estado produziu apenas 94,1 mil toneladas. O incremento deve-se à ampliação da área a ser cultivada com algodão em MS. No ano passado foram cultivados 29,5 mil hectares com algodão no Estado; neste ano, a área deve chegar a 44,5 mil hectares (alta de 50,85%).

O IBGE revela ainda que a produção estadual de arroz, feijão e sorgo deve crescer nesta safra, em relação à safra passada; enquanto que a produção de milho, tomate, mandioca e café vai se manter estável, em patamares semelhantes aos da última safra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.