CI

Soja perde preço no Brasil

O que poderia elevar o preço da soja no Brasil?


As cotações da soja tiveram na quinta-feira (01.02) um dia de perdas nos preços do mercado físico brasileiro, com influência da desvalorização nas cotações da Bolsa de Chicago (CBOT). De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, em média os preços desceram 0,24% nos portos e 0,33% no interior do País.

Segundo a T&F, o preço da soja brasileira voltou a cair fortemente pressionado pelas quedas de 0,36% do dólar e de 1,1% das cotações em Chicago, pressionado pela redução da demanda chinesa de soja e farelo. Do lado interno, as indústrias esmagadoras têm cada vem menos motivos para disputar mercadoria (elevando os preços), diante das previsões de forte aumento da produção brasileira.

O analista da T&F, Luiz Fernando Pacheco, ressaltou ainda que, nesta quinta-feira, a FCStone elevou sua estimativa para 111,1 milhões de toneladas, contra a estimativa inicial da Conab de 108 milhões de toneladas (MT), cuja última estimativa, de janeiro, já tinha aumentado para 110MT.

Segundo ele, o que poderia elevar o preço da soja no Brasil seria uma grande frustração da soja argentina primeiro semestre, cuja produção já passou de 56MT para 54MT, mas há perspectiva de que chegue a 50MT. Ou alguma quebra da safra brasileira, por conta das chuvas que ocorrem durante a colheita, que poderão deteriorar parte da produção esperada. E eventualmente algum pico do dólar durante o ano, por conta das oscilações do ano político.

“No segundo semestre, seria uma redução na produção americana, mas, pela primeira vez na história, está prevista uma área de soja maior do que a de milho nos EUA. Então, neste momento, o que se pode vislumbrar é um ano de preços relativamente baixos da soja brasileira”, completa Pacheco.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.