CI

Soja Plus leva ao produtor rural de MT informações completas sobre a legislação ambiental

Cursos começam dia 20, em Sinop. Abiove fará palestras sobre o novo Código Florestal


Depois de ter capacitado produtores de soja e milho de Mato Grosso em matéria de legislação trabalhista, de saúde e de segurança no trabalho, ao longo de cinco anos de existência no estado, o programa Soja Plus parte agora para oferecer a eles um rol completo de temas ambientais, por meio de cursos sobre: novo Código Florestal, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Programa de Regularização Ambiental (PRA), Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e Gestão de Resíduos na fazenda.

Dez municípios do Mato Grosso receberão especialistas da Abiove, da Aprosoja/MT, da TNC-Brasil e da Agroicone nos sindicatos rurais locais. Essas entidades participam de uma força-tarefa pioneira na área de sustentabilidade destinada a informar e a tirar todas as dúvidas dos produtores rurais localizados em: Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Alto Garças, Primavera do Leste, Nova Xavantina, Querência, Sapezal e Campo Novo do Parecis.

As quatro entidades que farão as palestras se dividiram da seguinte forma em relação aos temas: Abiove (novo Código Florestal); Aprosoja/MT (Gestão de Resíduos na fazenda); Agroicone e TNC-Brasil (CAR, PRA e TAC). As palestras da Abiove serão ministradas por Bernardo Pires e Cindy Silva Moreira, respectivamente, gerente e coordenadora de sustentabilidade.

“O programa Soja Plus faz parte da agenda de assuntos prioritários na área de sustentabilidade da Abiove, juntamente com ações relacionadas ao controle do desmatamento no bioma Amazônia, ao Protocolo Verde de Grãos do Pará e à Logística Reversa de embalagens e de óleo comestível usado”, lembra Cindy.

A palestra da Aprosoja/MT sobre Gestão de Resíduos na fazenda se baseará na cartilha relacionada ao tema produzida pelo Soja Plus, diz Cristiane Neves, analista de projetos da entidade. Segundo ela, a cartilha contém informações sobre a lei de resíduos sólidos 12.305/10.

A Aprosoja/MT também abordará o importante tópico da logística reversa: o que é e como funciona. “Vamos mostrar ao produtor como se dá o retorno de resíduos ao fabricante. No caso de baterias, procede-se à troca na compra de novas. No caso de embalagens vazias de agroquímicos, estas precisam ser levadas à central de recebimento”, informa Cristiane, que fará palestras em Sorriso e Sinop. Nos demais municípios, as palestras serão ministradas por supervisores de campo da região.

Segue a agenda da oficina ambiental:
20/06 – Sinop
21/06 – Sorriso
22/06 – Lucas do Rio Verde
23/06 – Nova Mutum
27/06 – Alto Garças
28/06 – Primavera do Leste
29/06 – Nova Xavantina
30/06 – Querência
04/07 – Sapezal
05/07 – Campo Novo do Parecis

As informações sobre os cursos podem ser obtidas na Aprosoja/MT pelo telefone 65-3644-4215 e pelo e-mail [email protected]

O Programa Soja Plus capacita produtores rurais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia para realizarem um melhoramento contínuo de suas fazendas com base em legislações socioambientais do País. A capacitação é oferecida sem ônus aos produtores. A Abiove é a coordenadora nacional do Soja Plus.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.