CI

Soja pode ser alternativa para melhoria de ambientes restritivos

Com o propósito de apresentar sistemas de produção que visam a inserção da soja e melhoria do ambiente de produção de cana-de-açúcar foi realizado


Com o propósito de apresentar sistemas de produção que visam a inserção da soja e melhoria do ambiente de produção de cana-de-açúcar foi realizado, na fazenda SOEBE (Caarapó/MS), em 14 de fevereiro, um Dia de Campo. O evento que teve como tema “Tecnologia para produção de soja na renovação dos canaviais em ambientes restritivos” foi realizado por meio de parceria entre a Embrapa Agropecuária Oeste, Agrícola NovAmérica e Total Biotecnologia.

Produtores de soja e de cana-de-açúcar, técnicos da NovAmérica, empresas parceiras e profissionais da área puderam verificar in loco a lavoura de soja, que foi instalada em uma área que historicamente era utilizada para a produção pecuária. “A soja contribui com a construção do perfil químico e estruturação do solo, que beneficia o cultivo de cana-de-açúcar na região Sul do Mato Grosso do Sul”, explica o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Cesar José da Silva.

“Um dos objetivos da pesquisa realizada pela Embrapa nesse local, é encontrar formas de contribuir com a melhoria dos ambientes de produção de cana-de-açúcar no Mato Grosso do Sul, por meio da avaliação de doses de corretivos e fertilizantes, bem como suas formas de incorporação ao solo, aliado ao manejo adequado do preparo do solo e uso da rotação de culturas com grãos, adubos verdes, entre outros”, informa Cesar.

O engenheiro agrônomo responsável pela coordenação da produção de soja da NovAmérica Agrícola, Jayme W. Eich, explica que a produção de soja para a renovação dos canaviais é uma prática que vem sendo utilizada pela empresa e que tem dado bons resultados. Ele destaca os inúmeros benefícios dessa rotação de culturas, tais como: quebra do ciclo de pragas e doenças, fixação biológica de nitrogênio, melhoria das propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, aumento da produtividade da cana-de-açúcar, maior longevidade do canavial e possibilidade de realizar o plantio direto da cana-de-açúcar na palhada de soja, evitando a necessidade de revolver o solo. “Sem dúvida, a soja é uma nova fonte de renda para o setor e que alia práticas sustentáveis”, acrescenta Eich.

Programação -  No evento, por meio de visitas a campo e de cinco palestras foram demonstrados o potencial de cultivares de soja, formas e doses de inoculação e estratégias de manejo que minimizam os riscos. Os participantes também conheceram o programa de produção de grãos da agrícola NovAmérica, por meio de palestra apresentada por Jayme W. Eich. 

Os outros temas que fizeram parte da programação do evento foram: Sistema de produção integrados para ambientes restritivos, por meio de palestra ministrada por Cesar José da Silva; Estratégias no uso de corretivos da acidez do solo em ambientes restritivos, sendo esse tema apresentado pelo pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Carlos Hissao Kurihara e Estratégias de inoculação para maximizar a FBN na soja em áreas de renovação dos canaviais, apresentado por André S. Nakatani, da Total Bioteconologia.

Para encerrar a manhã, o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Rodrigo Arroyo Garcia, também falou sobre Escolha e posicionamento de cultivares de soja em ambientes restritivos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.