Soja precoce é oportunidade para algodão

Imagem: Nadia Borges

OESTE DA BAHIA

Soja precoce é oportunidade para algodão

Uma cultivar precoce tem se destacado, com produtividade de 82 sacas por hectare, ciclo de 90 a 92 dias
Por: -Eliza Maliszewski
889 acessos

O Oeste da Bahia é destaque em produtividade de algodão e também soja.  De olho na rentabilidade das duas culturas produtores têm aumentado o interesse em cultivares de soja precoce, que se encaixam na janela para antecipação do algodão segunda safra

Uma cultivar de soja precoce tem se destacado, com produtividade de 82 sacas por hectare, ciclo de 90 a 92 dias e resistência à ferrugem asiática (tecnologia Inox).  Desta forma, a soja precoce permite o estabelecimento de uma safra de algodão (irrigado) ainda no mês de janeiro para colher em meados de julho. No estado, o algodão segunda safra pode ser semeado até 10 de fevereiro.

A TMG 7067IPRO traz estabilidade produtiva. Com grupo de maturação 7.2 na região do cerrado brasileiro, além da precocidade adequada para a antecipação do algodão, a variedade apresenta com alto peso de grãos, ampla adaptabilidade e tecnologia Intacta RR2 PRO, contra lagarta. A resistência a lagartas é conferida por uma proteína Bt (Cry1Ac), que possui alta eficácia contra a lagarta-da-soja (Anticarsia gemmatalis), a lagarta-falsa-medideira (Chrysodeixis includens), a broca-das-axilas (Crocidosema aporema) e a lagarta-das-maçãs (Chloridea virescens). 

De acordo com a Representante Técnico Comercial da TMG no Oeste Baiano, Simoni Ribas, para os produtores que pretendem semear a cultivar na abertura de plantio em pivô, a população recomendada é de 400 a 450 mil plantas finais por hectare. De acordo com o 2º levantamento da safra 2019/20, divulgado pela Associação de Produtores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a região Oeste da Bahia foi responsável por plantar uma área superior a 1,6 milhão de hectares de soja. 
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink