CI

Soja reage no interior do Brasil

T&F destaca que os prêmios da soja estão evoluindo em Paranaguá


As cotações da soja tiveram na terça-feira (26.12) um dia de preços mistos no mercado físico brasileiro, ainda sem alinhamento com o viés observado na Bolsa de Chicago (CBOT). De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, em média os preços subiram 0,58% no interior e desceram 0,19% nos portos.

O analista Luiz Fernando Pacheco destaca que os prêmios da soja estão evoluindo em Paranaguá – o que é um sinal de aumento da demanda –, mas que infelizmente este aumento ainda não está se traduzindo em melhores preços para o agricultor, devido aos humores das oscilações do dólar e da própria Bolsa de Chicago, que caiu por 11 sessões quase consecutivas e agora ensaia uma reação.

FUNDAMENTOS

Os mapas climáticos atualizados apontam concentração das chuvas sobre o centro e sul do Brasil, especialmente para desde o norte do Rio Grande do Sul até o Pará. O oeste da Bahia, assim como o sul do Rio Grande do Sul e quase toda a região sojicultora da Argentina, os índices pluviométricos são bem limitados, não ultrapassando os 15 mm acumulados para os próximos 5 dias. 

A Consultoria AgResource afirma que, apesar das precipitações expressivas observadas sobre a Argentina na última semana, novas rodadas de chuvas são necessárias para manter o bom desenvolvimento das culturas e os adequados níveis de umidade do solo: “As melhores chances de chuvas sobre a Argentina deverão acontecer nos 3 primeiros dias de 2018, e mesmo assim não ultrapassando os 30 mm acumulados. O fenômeno do La Niña parece voltar a interferir na meteorologia sul-americana, no entanto, ainda é necessário a confirmação nos próximos dias”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.