CI

Soja recupera preço nos Estados Unidos

O fator Guerra Comercial deixou de ser o principal direcionador do mercado, que está voltado para o plantio


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na quinta-feira (30.05) alta de 17,00 pontos no contrato de Julho/19, fechando em US$ 8,89 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com valorizações entre 16,75 e 17,00 pontos.

Os principais contratos futuros tiveram mais um dia de ganhos no mercado norte-americano de soja, com as perspectivas climáticas adversas nos EUA. “O mercado fez um forte ajuste ascendente, incorporando novamente um panorama de chuvas que não daria trégua e continuaria a atrasar a plantação no centro-oeste americano. Recorda-se que as tarefas de plantio apresentam atrasos e até à data cobrem 29% da área, quando a média para o tempo é de 66%”, aponta o analista Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica. 

De acordo com a ARC Mercosul, desde o início dos problemas climáticos nos Estados Unidos, o mercado concentrou a adição e retirada de prêmios sobre os preços, sempre baseando nas atualizações dos mapas de previsões: “O fator Guerra Comercial deixou de ser o principal direcionador do mercado, uma vez que os bastidores de Chicago precificam a manutenção do conflito entre EUA e China para o longo-prazo”. 

“Agora, operadores se atentam, e se tornam ainda mais sensíveis, às variações meteorológicas diárias. Até com que as atualizações do clima começem a trazer um cenário mais estável, com precipitações regulares e temperaturas normais, as cotações na CBOT não irão interromper o movimento de alta. Por outro lado, exportadores de grãos norte-americanos nos alertaram nesta manhã que os chineses estão totalmente isentos na procura de ofertas lucrativas da soja dos EUA. A concentração da demanda chinesa continuará para a América do Sul”, concluem os analistas da ARC Mercosul.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.