CI

Soja segue caindo com baixas exportações

Terceira semana consecutiva em que as vendas externas dos EUA ficam abaixo das projeções


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na quinta-feira (26.10) perdas de 9,00 pontos no contrato de Janeiro/19, fechando em US$ 8,545 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 8,25 e 9,00 pontos.

O mercado norte-americano da soja registrou mais uma sessão de perdas nos principais contratos futuros, vendas fracas de exportação pressionando as cotações. “Esta é a terceira semana consecutiva em que as vendas externas dos EUA ficam abaixo das projeções do mercado. Além disso, exportadores do país relataram na última sexta-feira que foram canceladas vendas de 300 mil toneladas da oleaginosa”, aponta a T&F Consultoria Agroeconômica.

A Consultoria AgResource destaca que os preços da soja retraem fortemente com os baixíssimos níveis de exportação do grão nos Estados Unidos: “As vendas da oleaginosa em contrato de entrega 2018/19 (papéis de exportação) nesta última semana acumularam apenas 212 mil toneladas, sendo o menor valor desde 1990. O total deste ano é 90% inferior ao mesmo período em 2017, quando 2,13 milhões de toneladas da soja estadunidense havia sido vendida em contratos”. 

“A Guerra Comercial entre EUA e China tem sido o principal precursor deste cenário, que deverá continuar por um longo-prazo. O pessimismo especulativo volta a pairar sobre o relacionamento comercial de Trump com as outras principais economias do globo. Sem qualquer acordo político com a China, a CBOT continuará sangrando nestas próximas semanas”, concluem os analistas da ARC. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.