CI

Soja sobe no Brasil

No clima, cenário bastante favorável para faixa central na América do Sul



As cotações da soja tiveram na quinta-feira (30.11) um dia de ganhos nos preços do mercado físico brasileiro, contrariando tendência baixista observada na Bolsa de Chicago (CBOT). Por exemplo, no interior do País, a saca de soja (60 quilos) foi vendida a R$ 54,04 em Sorriso (Mato Grosso) – o que significou baixa de 1,52% sobre o valor oferecido na última avaliação.

Já no Porto de Paranaguá (Paraná), a saca de 60 quilos da oleaginosa disponível foi comercializada por R$ 75,00, o que representou alta de 2,74% sobre a última cotação. Todos os preços são FOB (Free On Board – contrato de exportação com custos de transporte interno incluso até o carregamento do navio).

FUNDAMENTOS

“O padrão climático previsto para a primeira metade de dezembro traz um cenário bastante favorável para uma faixa central na América do Sul. Em toda a região de Minas Gerais, Bahia, sul do Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraguai e todo o oeste da Argentina, as chuvas deverão ser regulares e com índices pluviométricos acima da média, nestas próximas duas semanas”, informa a Consultoria AgResource. 

De acordo com os mapas climáticos da agência independente MDA Information Systems LLC Weather Data, na Argentina as melhores chances de chuvas são nestes próximos quatro dias: “Após este período, a expansão de um clima árido toma conta do país, se assemelhando com as projeções para o Sul do Brasil. Diferentemente do restante da região sojicultora brasileira, o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul de verão enfrentar um período com precipitações irregulares e um padrão climático preocupante para o desenvolvimento das culturas de verão”, apontam os analistas da ARC. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.