CI

Soja tem rápida recuperação em Chicago

Impulsionada pela reviravolta nas previsões de chuva na Argentina


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na terça-feira (20.03) alta de 5,75 centavos de Dólar no contrato de Maio/18, fechando em US$ 10,2825 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com valorizações entre 2,50 e 5,75 pontos.

O mercado norte-americano da soja teve uma sessão de recuperação nos principais contratos futuros. De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, a alta foi impulsionada pela reviravolta nas previsões de chuva na Argentina, que baixaram de até 100 mm para menos de 25 mm nas principais regiões produtoras, como as províncias de Córdoba, sul de Santa Fé, Entre Rio, Buenos Aires e La Pampa.

De acordo com a AgResource, alguns operadores especu­lativos continuam questionando o potencial de quebra da Argentina e as possibilidades de recuperação, com as recentes chuvas sobre o país. A ARC lembra que “grande parte da safra argentina já está em fases finais de reprodução, uma vez que em algumas regiões a soja teve o ciclo adiantado pela falta de umidade no solo e o intenso calor para os primeiros 70 dias de 2018”. 

“Sem dúvidas que a falta de chuvas foi o principal precursor de per­das na Argentina, neste ano safra. Em 2017, preocupações com excessos hídricos no começo do ano fomentou uma breve especulação do Merca­do, que logo se estabilizou após o padrão de chuvas também se normalizar, naquele ano. Agora, mesmo com chuvas projetadas para os próximos dias na Argentina, o poder de recuperação é restrito. A ARC volta a alertar que precipitações agora só são favoráveis para o plantio do trigo no país”, completam os analistas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.