CI

Sojas especiais dão segurança ao agricultor

Para fugir da instabilidade das commodities, empresa se especializou no desenvolvimento de variedades de nicho


Empresa instalada em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, vem se especializando no cultivo de variedades de soja praticamente imunes ao sobe-e-desce dos preços internacionais da commodity. Há soja específica para fabricação de tofu e natô (iguarias típicas japonesas) e até uma comercial, porém com altíssimo teor de proteína (48%), além de soja verde, doce e a preta, rica em antocianinas, um antioxidante similar ao encontrado no vinho, como explica o diretor-presidente da Naturalle, Flávio Inoue. Cerca de 80% das 12 mil toneladas colhidas no ano passado nos 6 mil hectares por 30 produtores-parceiros vão para o Japão. O restante vai para Alemanha, Itália, Espanha e Finlândia.

Para garantir a demanda, o cultivo é feito em parceria com produtores de várias partes do País, mas localizados principalmente no Triângulo Mineiro. A Naturalle desenvolve a variedade e os parceiros multiplicam a semente e produzem os grãos para consumo. Para garantir a qualidade e a fidelidade, há um rastreamento total da soja e a empresa paga bônus de até 17% sobre o preço da soja comercial, algo possível, segundo Inoue, porque a empresa atua em todo o ciclo.

O diretor de Operações da empresa, Edwar Sugahara, diz que vai contratar nesta safra, mais 6 mil hectares na região que vai de Castro no Paraná até Rio Verde em Goiás. A meta é agregar mais 15 mil hectares em cinco anos.

A Fazenda Lagoa Bonita, localizada no município paulista de Itaberá, é parceira da Naturalle desde a safra 2003/2004, conforme relata a agrônoma Andrea Fellet. Nesta safra, dos 1.600 hectares ocupados com milho e sementes de soja, trigo, triticale e feijão, 200 hectares vão produzir 300 toneladas de duas variedades de sementes de soja da Naturalle.

Para ingressar no cultivo de sementes de sojas especiais, a Lagoa Bonita teve de redobrar os cuidados, segundo Andrea. "A limpeza de todas as máquinas e implementos envolvidos é fundamental para evitar a contaminação com outros cultivares", diz a agrônoma.

Tantos cuidados, porém, valem a pena. A Lagoa Bonita obtém, por quilo de semente de soja especial, um porcentual 30% maior em relação ao preço pago pela semente de soja comercial.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.