Agronegócio

Sojicultores do MT buscam ações preventivas contra ferrugem

A confirmação de focos de ferrugem em plantações sentinelas colocou muitos produtores em alerta
Por: -Tania Rauber
2 acessos

A confirmação de focos de ferrugem asiática em plantações sentinelas de soja, em Lucas do Rio Verde e Sorriso (MT), na semana passada, colocou muitos produtores em alerta. Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, Carlos Simon, aplicações preventivas de fungicidas estão sendo feitas para evitar que a doença ataque as lavouras.

O município foi o primeiro a iniciar o plantio na região e está com quase 100% de suas lavouras plantadas. São cerca de 220 mil hectares destinados à cultura nesta safra. A boa distribuição de chuvas durante o plantio contribuiu para que os produtores intensificassem os trabalhos.

Esse fator também contribuiu para o controle da ferrugem, uma das principais vilãs nas lavouras da região. Segundo o pesquisador do setor de Proteção de Plantas, da Fundação MT, Fabiano Siqueri, este ano cerca de 80% da área do Estado já está plantada. Neste mesmo período, no ano passado, o percentual era de 65%.

Outro fator adotado este ano foi o Vazio Sanitário. Com objetivo de combater a doença, proibiu o plantio de soja na entressafra durante 90 dias. Apesar dos resultados positivos, a orientação para os produtores é em fazer uma aplicação preventiva em suas lavouras, principalmente na fase de afloração da soja.

Em Sorriso, maior produtor de soja do país, os produtores também estão se antecipando com aplicação de fungicida já na primeira florada, quando costumam aparecer os primeiros casos. Junto com o produto estão sendo aplicados inseticidas para prevenção também da lagarta, conhecida como falsa medideira, e outras pragas. Na região Norte o plantio está na reta final. Em todo o Estado passa de 80% da área já cultivada.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink