CI

Sojicultores do oeste do PR estão felizes com a plantação

O clima tem ajudado e as lavouras se desenvolvem bem. Nem o aparecimento de pragas tira o ânimo dos produtores


Agricultores do oeste do Paraná estão esperando uma boa safra. O clima tem ajudado e as lavouras se desenvolvem bem. Nem o aparecimento de pragas tira o ânimo dos produtores.

A soja cresce bonita no campo e enche o agricultor de esperança. “Está bom. O clima está ajudando. O plantio foi feito na época certa. Estamos otimistas”, disse o agricultor Clores Macanhão.

O seu Clores deve colher em janeiro os 36 hectares. A preocupação deve ser com a ferrugem. “Sempre tem essa preocupação. Então, a gente tem que estar monitorando a planta semanalmente, diariamente e vamos cuidar”, falou.

A previsão é a de que o Paraná produza nesta safra quase 12,7 milhões de toneladas de soja, com um aumento de 3,5% em relação ao ano passado. A área plantada com o milho foi menor este ano e por isso a produção também deve ser 1,3% menor, num total de 9,2 milhões de toneladas.

Se o clima continuar colaborando as previsões de produção iniciais devem se confirmar. Agora que o plantio está praticamente no fim, é hora de ficar de olho nas lavouras para evitar as pragas.

O milho do agricultor Eudes Capelletto só não está melhor por causa da lagarta do cartucho. Ele já fez duas aplicações de inseticida nos cem hectares, mas ainda não resolveu o problema. O técnico da Secretaria da Agricultura visitou a lavoura e disse que a praga tem atingido toda região.

“Hoje, há 100% do milho todo plantado em nossa região. A diferença é que o mês de setembro é um mês frio, onde retardou o crescimento do milho propiciando, assim, um desenvolvimento de pragas. Então, o produtor tem uma preocupação maior para o controle destas pragas justamente agora no desenvolvimento do milho”, explicou o técnico agrícola Juvelino José Pértile.

O sol forte dos últimos dias deve impulsionar o crescimento das plantações e ajudar o produtor a manter as pragas e doenças sob controle.

A Conab divulga na quinta-feira, em Brasília, o segundo levantamento da safra brasileira de grãos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.