CI

Solo é novidade em trilha pelo Jardim Botânico carioca

Dia do Bioma Mata Atlântica, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro ofereceu ao público e alunos do Colégio de Aplicação da UFRJ, uma trilha especial no arboreto


No dia 27 de maio, Dia do Bioma Mata Atlântica, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro ofereceu ao público e alunos do Colégio de Aplicação da UFRJ, uma trilha especial no arboreto. Além de apreciar a beleza cênica do local observando as espécies nativas do bioma, os visitantes também tiveram acesso a uma novidade: informações sobre a importância da diversidade de solos e do sistema hídrico fundamentais para a preservação desse ecossistema, apresentadas pelo pesquisador da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ), Claudio Capeche.

A Trilha Caminhando pela Mata Atlântica do Jardim começou às 14h. “Durante esses passeios os guias do Jardim Botânico falam sobre a flora e a fauna, mas não costumam mencionar a importância da terra que sustenta essa vegetação”, diz Capeche.

O pesquisador falou sobre a origem e diversidade do solo, sua importância no fornecimento de matéria orgânica e de nutrientes para a vegetação. Como conservação do solo e qualidade da água andam juntos, Capeche lembrou que a água deve infiltrar a terra para abastecer e manter, não só a vegetação, como também os recursos hídricos do parque e das florestas.

Finalizando o passeio, o grupo observou uma prática de tradagem, que ilustrou a importância da coleta do solo e de conhecê-lo em profundidade a fim de fazer a correção adequada da terra.

Aniversário da Embrapa Solos

No dia 28 de maio a Embrapa Solos completou 44 anos. Comemorando a data, o Claudio Capeche levou as atividades do Programa Embrapa & Escola para os alunos do 3º e 5º ano do ensino fundamental do CIEP João Mangabeira, na Ilha do Governador.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.