CI

Solo queimado é mais resistente à biodegradação

“Esse trabalho nos permitiu obter um volume muito alto de dados"


Um estudo realizado por especialistas do Museu Nacional de Ciências Naturais do Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha (MNCN-CSIC) descobriram que a matéria orgânica de solos queimados se torna mais resistente à biodegradação. Eles analisaram pela primeira vez os efeitos do fogo em mais de 7.500 componentes da matéria orgânica do solo. 

Os resultados confirmam que um dos efeitos dos incêndios é que a complexidade da estrutura da matéria orgânica aumenta, o que pode se traduzir em maior resistência à biodegradação. A longo prazo, isso poderia contribuir para o aumento do teor de carbono armazenado nos solos. 

Neste estudo, áreas inalteradas de florestas de pinheiros e sobreiros do Parque Nacional de Doñana são comparadas com outras afetadas por incêndios, para caracterizar a estrutura molecular da matéria orgânica nos solos e identificar as alterações produzidas pelo fogo. De acordo com Gonzalo Almendros, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, a pesquisa teve uma importância bastante significativa. 

“Esse trabalho nos permitiu obter um volume muito alto de dados que, por um lado, confirmam estudos anteriores sobre a estrutura da matéria orgânica dos solos afetados pelo fogo. Por outro lado, eles abrem a possibilidade de testar novos tratamentos para analisar quantitativamente moléculas que refletem sua composição diferentes comunidades de organismos que se desenvolvem em solos", indica. 

Segundo o cientista Jiménez Morillo, "essas técnicas nos permitiram realizar uma análise muito detalhada da evolução molecular da matéria orgânica do solo, facilitando o estudo dos efeitos imediatos do fogo, ou de outros agentes externos que atuam subsequentemente, como a erosão ou a invasão pelo matagal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.