CI

Solos e tomate estiveram na agenda em Petrolina

SemiáridoShow traz as inovações tecnológicas desenvolvidas pela Embrapa e demais instituições


O SemiáridoShow, maior feira da agricultura familiar da região Nordeste, realizada pela Embrapa e parceiros, em Petrolina (PE), aconteceu entre os dias 07 e de 10 de novembro.

A Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) abriu um perfil de solo no evento a fim de falar sobre os solos do Nordeste, que são estudados pela sua Unidade de Execução e Pesquisa (UEP), em Recife (PE), que promove a inovação tecnológica e os arranjos institucionais para o uso e manejo apropriados do solo e a conservação da água e da biodiversidade no desenvolvimento da competitividade e sustentabilidade do agronegócio na Região Nordeste.

Outra atividade promovida pelo centro de pesquisa carioca foi um minicurso sobre o Tomatec, o sistema de produção de tomate em cultivo sustentável. Comercializado pela rede premium de supermercados Zona Sul, no Rio de Janeiro, o Tomatec conta com dois produtores em Tanguá (RJ), com aproximadamente 15.000 pés plantados. Também no estado do Rio de Janeiro, Bom Jardim, Friburgo, São Gonçalo, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes cultivam o tomate, que também é plantado no Paraná e em Goiás.

A cada dois anos o SemiáridoShow traz as inovações tecnológicas desenvolvidas pela Embrapa e demais instituições, ajudando os produtores a conviver com a realidade da seca e utilizar de forma mais eficiente os recursos locais, mesmo em períodos de estiagem, como a seca atual, considerada a pior do último século. O SemiáridoShow apresentou mais de 100 tecnologias, 50 minicursos e seis seminários temáticos, além do Festival de Sabores da Caatinga.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.