CI

Solos mais salgados liberam mais dióxido de carbono

Dióxido de carbono é um dos gases responsáveis pelo efeito estufa


Foto: Marcel Oliveira

Uma pesquisa realizada pela Virginia Tech, dos Estados Unidos, indicou que os solos mais salgados liberam uma quantidade maior de dióxido de carbono, o principal gás responsável pelo aquecimento global. A pesquisa foi conduzida por Meredith Steele, que é professora assistente de ecossistemas urbanos e biogeoquímica de bacias na instituição. 

Steele pensou que se houvesse sal na água da irrigação, poderia haver um acúmulo de sal no solo e altos níveis de sal podem danificar micróbios e plantas do solo. A maioria das pesquisas sobre a salinidade se concentrou nessas situações e Steele se perguntou se pequenas quantidades de sal poderiam mudar a química ou a biologia dos solos. 

Para determinar se as concentrações de sal alterariam o solo, a equipe de pesquisadores começou com um solo que não tinha histórico de exposição ao sal. Os pesquisadores compararam o solo irrigado sem sal com o solo irrigado com pequenas concentrações de sal. Os sais incluem cloreto de sódio (sal de mesa), cloreto de potássio e cloreto de cálcio. Todos esses sais são naturais em nosso ambiente. 

A pesquisa utilizou concentrações de sal comuns na natureza, que foram 700 vezes menos salgadas que a água do mar. Dessa forma, o experimento demonstrou o que poderia acontecer se um riacho inundar o solo ou se os agricultores irrigassem os campos usando a água próxima. O experimento durou 90 dias. 

Uma coisa que os pesquisadores mediram foi a respiração do solo, que é a quantidade de gás dióxido de carbono liberado do solo. Nesse caso, o dióxido de carbono veio dos micróbios no solo. Como nós, esses micróbios são organismos vivos que estão "exalando" gás dióxido de carbono. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.