CI

Solução de monitoramento da Digibase aumenta produtividade agrícola

Solução Verde oferece informações sobre vigor da vegetação e saúde da cultura


Solução inédita no Brasil, com imagens de alta resolução, oferece informações sobre vigor da vegetação e saúde da cultura

A Digibase, líder no fornecimento de bases de dados geográficos do mercado nacional, lança no início de 2011 a Solução Verde, desenvolvida especificamente para o monitoramento de áreas agrícolas e gestão da produção de alimentos. Graças à nova solução, as imagens de satélite fornecidas pela DIGIBASE trarão, a partir de agora, informações que podem, até mesmo, aumentar a produtividade agrícola do usuário. A solução é pioneira no Brasil, por utilizar apenas imagens de alta resolução. Atualmente, a Digibase é capaz de gerar mais de 650 mil km2 de imagens multiespectrais a cada dia, o equivalente a uma área do tamanho do estado de Minas Gerais.


As imagens de satélites são processadas pela equipe de profissionais da DIGIBASE e oferecem benefícios na produção agrícola, no aperfeiçoamento da aplicação de fertilizantes e distribuição de sementes, melhorias na logística e monitoramento de safras.

Dados sobre biomassa e colheita - Entram na composição dessa análise dados sobre biomassa e quantidade de clorofila nos talhões, por exemplo, tamanho da área da cultura e fases de crescimento e colheita, dados de cobertura do solo e mudanças ocorridas nas áreas plantadas.

A nova solução da Digibase também será muito útil na questão ambiental. Muitos programas voltados para essa questão incluem preocupações sobre áreas de preservação e plantio, que necessitam de monitoramento periódico em regiões críticas e vulneráveis. “Fazer isso em campo tem alto custo e leva muito tempo. Com a solução da Digibase a economia de escala é cada vez maior”, afirma Felipe Seabra, gerente de marketing da Digibase.

Todo esse trabalho da Digibase está alinhado com a DigitalGlobe, empresa norte-americana fornecedora de imagens e parceira da Digibase. No Brasil, a DIGIBASE é a distribuidora oficial das imagens da constelação de satélites da DigitalGlobe, formada por três satélites já em órbita: QuickBird, WorldView 1 e WorldView 2. A constelação da DigitalGlobe possui uma capacidade de coleta de mais de 500 milhões de quilômetros quadrados de imagens por ano. Até 2014, mais um satélite (o WorldView 3) será lançado e fará parte dessa constelação.


Segundo Seabra, a potencialidade do uso de oito bandas multiespectrais com alta resolução é algo surpreendente, principalmente para o monitoramento agrícola e estimativas de produção.

“Muitas estimativas de produtividade e monitoramento agrícola ainda são feitos por métodos tradicionais que demandam tempo e sujeitas a imprecisões que as comprometem. Em algumas empresas é comum o uso de imagens de satélite de média resolução para esse tipo de análise. O que estamos apresentando é um novo avanço no nível de detalhe e precisão, através de índices e estudos gerados sobre imagens de altíssima resolução. Algo inédito no Brasil e facilita ainda mais a tomada de decisão dos produtores agrícolas”, explica o executivo.

Digibase - Fundada em 1998 a Digibase é líder no fornecimento de bases de dados geográficos do mercado brasileiro. A Digibase disponibiliza aos seus clientes o acesso à constelação DigitalGlobe®, a mais poderosa linha comercial de imagens de alta resolução do planeta. Também licencia os mapas digitais Tele Atlas, os mais utilizados no Brasil para aplicações de Serviços Baseados em Localização (LBS), navegação veicular com GPS, internet, logística de transportes, aplicações de engenharia e marketing.

A expertise Digibase em levantamento, ajuste, migração e fornecimento de mapas customizados garantem ganho de tempo e redução de custos em todos os tipos de projetos e produtos que precisam de informações geográficas de alta confiabilidade. A Digibase atua também na produção e licenciamento de dados para governo, nos segmentos de segurança pública, defesa, saúde e educação. A missão da DIGIBASE é ser referência no fornecimento de bases de dados geográficos para múltiplos usos, atendendo com perfeição aos requisitos e necessidades de localização e deslocamento de seus usuários.

Atualmente, a Digibase destaca-se por fornecer os mapas mais completos em abrangência territorial, camadas, atributos em conjunto com um acervo abrangente de imagens de satélite com a melhor resolução do mercado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.