CI

Solução inovadora promove aumento de produtividade em 20% na criação de peixes

Produto utilizado pelo piscicultor permitiu ainda reduzir em 50% a matéria orgânica dos tanques


Foto: Divulgação

De acordo com a Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), nos últimos seis anos, a produção de peixes de cultivo cresceu 38,7% no Brasil, saltando de 579 mil toneladas em 2014, para 803 mil toneladas em 2020. O setor movimentou aproximadamente R$ 8 bilhões em receitas, apenas no ano passado.

Esses valores apontam a importância da piscicultura nacional e colocam o país como um dos 15 maiores produtores de peixe do mundo, contribuindo para um mercado que cria cerca de 1 milhão de empregos diretos e indiretos.

O Brasil é também considerado o quarto maior produtor de tilápia do planeta, principal espécie criada no País, com 60% de todo o mercado nacional. A região Sul lidera o cultivo e o Paraná é o estado responsável pela maior parte da produção: foram 172 mil toneladas em 2020, valor 11,5% superior às 154 mil toneladas registradas em 2019.

É também no Paraná, na cidade de Maripá, que fica a Fazenda Piscicultura RD. Ela é administrada pelo piscicultor Rosimar Marquardt, que cria peixes desde 2004, já na segunda geração da família nessa atividade.

Ele conheceu a SUPERBAC em 2018 e desde então tem utilizado os produtos da empresa em seus 12 tanques de criação. Rosimar costumava produzir 500 toneladas de peixes por ano. Após começar a utilizar o Aquavitality – Bioboost, responsável por controlar a qualidade da água com o consumo de matéria orgânica e auxiliando no processo de nitrificação dos tanques, gerando estabilidade na produção, o produtor percebeu ganhos significativos ampliando a criação para 600 toneladas.

Além do aumento de 20% de produtividade, o piscicultor notou grande melhora na qualidade da água e, consequentemente, na saúde dos peixes. Outro ponto positivo foi a redução de matéria orgânica e diminuição de consumo de água em aproximadamente 50%.

“Uso os produtos da SUPERBAC há três anos e os resultados têm sido muito satisfatórios. Vejo o aumento de produtividade e as consequentes melhorias na qualidade da água e no bem-estar dos peixes como fatores estimulantes para o meu negócio”, comenta Rosimar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.