CI

Soluções da BASF são apresentadas durante a Agrobrasília 2013

Serviço AgroDetecta, e herbicida multicultura Heat® estão entre as novidades


Entre os dias 14 e 18 maio a capital federal do Brasil realiza um dos mais importantes eventos de agronegócio do País, a AGROBRASÍLIA 2013. Considerada a grande feira do Cerrado brasileiro, o local de sua realização não poderia ser mais propício, pois está no centro de uma região onde são cultivados mais de 500.000 hectares, abrangendo o Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Bahia. O evento reúne as maiores empresas ligadas ao setor para difundir boas práticas de campo e a realização de negócios. A Unidade de Proteção de Cultivos da BASF está entre os expositores apresentando algumas de suas soluções exclusivas como o serviço de monitoramento agrometeorológico AgroDetecta, e o herbicida multicultura Heat®.

 
O AgroDetecta auxilia o produtor rural na tomada de decisões, pois oferece informações que indicam os melhores momentos para realizar as pulverizações visando o controle de diversas doenças, em culturas variadas. Seguindo o conceito de agricultura de precisão, atua via monitoramento agrometeorológico, que é realizado por uma rede de 250 estações meteorológicas, estrategicamente espalhadas em dez estados brasileiros, em que os dados capturados são interpretados por meio de modelos matemáticos de previsão de ocorrência de doenças. Desta forma, o sistema consegue indicar previamente o momento mais adequado para efetuar o combate às doenças já que a ferramenta cobre cerca de 12 milhões de hectares em todo Brasil. “O serviço permite que o agricultor saiba com uma antecedência de até dez dias se uma doença pode ou não ocorrer. Com isso, a chances de errar ou ter algum tipo de prejuízo acaba diminuindo. É mais um serviço da BASF que une eficiência e rentabilidade”, explica o gerente da Unidade de Negócios Cereais Centro Norte, César Silos de Souza.
 
Já a outra novidade, o herbicida multicultura Heat® chega ao mercado como uma opção para o controle eficaz das principais plantas daninhas de folhas largas de dificil controle, agindo inclusive no controle da Buva. É utilizado na dessecação de plantas daninhas preparanto o ambiente para plantio das principais culturas como soja, arroz, milho, trigo e algodão, além do manejo de importantes plantas daninhas em pós-emergência nas culturas do arroz, cana-de-açúcar, e na dessecação pré-colheita para as culturas do algodão, batata e feijão. Outro diferencial do produto refere-se à velocidade de controle. “Ele promove um ganho operacional ao maquinário, já que na maioria das situações permite que o agricultor plante sua lavoura logo após a aplicação, adequando-se ao sistema aplique e plante” argumenta o gerente. Além disso, é possível visualizar seus efeitos logo nos primeiros dias após a sua aplicação.
 

Outro serviço da empresa também com o objetivo de auxiliar os produtores agrícolas e que será apresentado é o Digilab Mobile. Já conhecido entre os agricultores, Digilab auxilia na identificação dos sintomas das principais doenças, pragas e plantas daninhas em diferentes culturas, com o auxílio de um microscópio digital para capturar a imagem e de uma biblioteca virtual de saúde vegetal para consultar e comparar as imagens capturadas.

 
A nova versão do Digilab para tablet une a mobilidade do aparelho com o conteúdo 2.0, o que a torna mais completa e assertiva. Com o uso da lupa de até 200 vezes de aumento via wireless (sem fio), os usuários terão uma versão com número superior de imagens no banco de dados, maior conteúdo explicativo e informativo, localização georreferenciada, mapa de ocorrências próprio e personalizado, consultoria de técnicos da BASF e, consequentemente, mais mobilidade em seus diagnósticos quando comparado ao Digilab tradicional, agilizando o trabalho de assistência técnica no campo. Atualmente o banco de dados do serviço conta com duas mil imagens catalogadas e divididas em 18 culturas, 50 pragas, 130 doenças e 108 plantas daninhas. Além disso, são 600 mil usuários espalhados em mais de 20 milhões de hectares ou 40% do território nacional.
 
Sobre o evento
 
A AGROBRASÍLIA é uma feira de tecnologias e negócios agropecuários voltada aos empreendedores rurais que apresenta inovações tecnológicas para os diferentes segmentos do agronegócio brasileiro. É realizada em uma região reconhecida nacionalmente pelo papel desempenhado na ocupação agropecuária dos cerrados, especialmente pelo pioneirismo e a geração e uso de técnicas de sucesso. 

Serviço

AGROBRASÍLIA 2013
Período: de 14 a 18 de maio de 2013
Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci
Endereço: BR 251 km 05
Mais informações: http://www.agrobrasilia.com.br/

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.