CI

Soluções naturais substituem antimicrobianos

Uso dos antimicrobianos na avicultura está cada vez mais restrito


Foto: Marcel Oliveira

A avicultura conviveu com anos de polêmica sobre o uso de hormônios no frango. A administração é proibida no Brasil desde 2004 e outra questão chegou aos debates: o antimicrobianos. Usados como aditivos em rações para melhorar o desempenho das aves e como forma de prevenir doenças, as substâncias antibióticas trazem consigo alguns problemas. Entre eles a maior resistência das bactérias e a possibilidade de passarem a humanos por alimentos contaminados.

Por isso o antimicrobianos estão perdendo espaço nas granjas. Cooperativas e agroindústrias investem em soluções naturais em substituição. Na C.Vale, por exemplo, já são usados ácidos orgânicos, probióticos, prebióticos e óleos essenciais, com bons resultados. A cooperativa tem capacidade para processar 600 mil aves por dia e exporta para 70 países.

O médico veterinário Vinícius Duarte, supervisor de Sanidade do Departamento Avícola, explica que o trabalho vem desde 2011 e os  investimentos se concentram em testes de produtos alternativos associados às boas práticas de produção. Com o uso de soluções naturais não foram observadas mudanças de comportamentos nas aves e a substituição nas granjas é gradual devido ao custo mais elevado. Observamos um aumento de custo de produção da ração já que a dosagem e o custo dos produtos alternativos são superiores ao custo dos antimicrobianos utilizados anteriormente”, complementou.

Na comunidade européia os antimicrobianos são proibidos desde 2006 e os óleos funcionais vieram como bons substitutivos. Usados de forma encapsulada na ração podem promover crescimento, ganho de peso e melhor digestibilidade. Grande parte da matéria-prima é importada e daí o alto custo mas empresas brasileiras já usam elementos da biodiversidade natural como líquido de castanha de caju, óleo de copaíba e de pimenta, com excelente potencial antimicrobiano. Os componentes naturais agem na flora intestinal e aumentam a imunidade das aves.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.