Aves

Soluções para o controle da Salmonella no Brasil

Bactéria não é uma exclusividade brasileira e todos os elos da cadeia produtiva tem investido em medidas preventivas
Por:
210 acessos

Atualmente não tem nenhum tema que seja mais relevante no setor de aves do que o controle da Salmonella. Produtores, pesquisadores, técnicos e empresas se movimentam incansavelmente para buscar soluções que controlem a bactéria nos planteis e não dificultem ainda mais a vida do produtor e, principalmente, a qualidade da proteína animal que o Brasil produz. Para abrir um espaço consistente para debates amplos sobre o problema, o XVII Seminário Técnico-Científico de Aves, Suínos e Peixes, irá reunir empresas, pesquisadores, técnico e profissionais, no dia 02 de agosto durante a AveSui 2018, em Medianeira (PR) para ampliar a busca por soluções para a Salmonela.

Eduardo Muniz, médico veterinário, conta que no ano em 2017 houve um aumento significativo dos alertas rápidos da Europa, que incluíram eventos de contaminação por Salmonella na carne brasileira exportada. “A Salmonella não é uma exclusividade da avicultura brasileira e toda produção avícola mundial tem investido para realizar o controle de modo a manter os níveis mais baixos possíveis através de um conjunto de medidas preventivas denominadas biosseguridade”, explica.

Muniz, que atua como gerente de Serviços Técnicos da Zoetis, esclarece que o aumento nas notificações foi resultado de uma vigilância maior, mas de qualquer forma mostra a dificuldade de se controlar esse agente e o quanto o assunto é relevante para o Brasil. “Uma novidade dentro desse tema é que a legislação brasileira permitiu recentemente a vacinação das reprodutoras com vacinas vivas atenuadas, o que ajuda no controle. Além disso, é possível vacinar também os pintinhos de corte, pois assim haverá redução da contaminação nos órgãos internos decorrente da transmissão horizontal”.

Busca por alternativas de controle

O posicionamento e participação das empresas de Saúde Animal ajudando a disseminar a busca por soluções para a produção é essencial para toda a cadeia produtiva. São essas empresas que detém a expertise para desenvolver e oferecer ao mercado soluções seguras que mitigam o problema. “Colaborar com estes eventos é ajudar a escrever a história da avicultura brasileira. Por isso, acreditamos ser de suma importância esses eventos técnicos para a discussão e troca de experiência com o setor avícola”, ressalta Eduardo Muniz. 

“O tema ‘Salmonela’ está mais em alta do que nunca e o avicultor pode ver o quanto é importante se preocupar com a sanidade da granja.  Por isso, a expectativa da Zoetis nesse painel é grande, acreditamos que essa troca de experiência será importante para os convidados”, acrescenta. Com a nova lei no Brasil que permite a vacinação viva atenuada, assim como já ocorre em outros mercados, como nos Estados Unidos que ela já é usada há décadas, a possibilidade de vacinar as reprodutoras é um fato novo e permite ajudar na redução da contaminação vertical. “Essa será mais uma ferramenta para o avicultor usar contra o problema”, concluí o técnico.

XVII Seminário Técnico-Científico de Aves, Suínos e Peixes

Com o objetivo de difundir novos conhecimentos, pesquisas de ponta e debater avanços proporcionados pelo uso de novas tecnologias, o Instituto Oswaldo Gessulli (IOG) irá realizar no dia 01, 02 e 03 de agosto de 2018, o XVII Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos e o III Congresso de Zootecnia de Precisão. Neste ano, sete painéis serão apresentados no seminário para abordar os temas mais atuais do setor produtivo. Empresas de Saúde Animal que queiram colaborar com a disseminação de soluções e discussões sobre o controle da bactéria nos planteis do Brasil e do mundo podem participar do Painel de Salmonela durante  o XVII Seminário Técnico-Científico de Aves, Suínos e Peixes, que acontece no dia 02 de agosto durante a AveSui 2018, em Medianeira (PR), no Centro de Eventos da LAR. Acesse o site e conheça a programação https://www.avesui.com/seminarios/temario

Serviço

AveSui 2018
Data: 01,02,03 de Agosto de 2018
Local: Lar Centro de Eventos
Av 24 de Outubro, nas margens da  BR 277, km 669 
Informações: (11) 4013-1277  
E-mail: avesui@gessulli.com.br 
Site: www.avesui.com

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink