Sorgo pode impedir que lagarta-do-cartucho atinja o milho
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,200 (0,72%)
| Dólar (compra) R$ 5,63 (0,59%)

Imagem: Divulgação

ALTERNATIVA

Sorgo pode impedir que lagarta-do-cartucho atinja o milho

Experimento foi feito na Índia
Por: -Leonardo Gottems
2105 acessos

Uma estratégia apresentada na Índia propõe usar o sorgo como cultura de fronteira pata evitar que a lagarta-do-cartucho invada as lavouras de milho, de acordo com o The New Indian Express. Inspirado pelo resultado de um agricultor em 2018, o departamento de agricultura sugeriu que os produtores de milho replicassem o chamao modelo de Muthupandi, sobrenome do seu “descobridor” para manter as lagartas à distância durante a temporada de Rabi. 

Uma equipe de oficiais de agricultura chefiada pelo Diretor Assistente de Agricultura do Bloco Kayathar, Nagarajan, inspecionou o campo de Muthupandi. O Dr. Ravi, Professor Assistente, Departamento de Entomologia, Escola de Agricultura e Instituto de Pesquisa (AC&RI), Killikulam, que inspecionou o campo, disse que o sorgo impediu de forma significativa a entrada das lagartas no campo de milho. As colheitas sofreram menos danos em comparação com outros campos de milho, observou ele. 

“O dano no sorgo foi entre 8 e 10 por cento, enquanto o dano foi insignificante no milho”, disse ele. “O sorgo fica 2 metros mais alto que o milho, e seu cheiro convida as lagartas a botar ovos em seus folhetos”, explicou o oficial. 

Ele sugeriu que os produtores de milho sigam um padrão de cultivo de quatro fileiras de sorgo ao redor dos campos de milho. Quando questionado se o modelo pode ser aplicado durante a estação chuvosa, Ravi disse que está provado que culturas de fronteira como gingelly, girassol e calêndula reduzem o ataque de pragas. Anteriormente, os oficiais aconselharam os agricultores de milho a adotarem a 'Cápsula de Tecnologia' desenvolvida pela Universidade de Agricultura Tamil Nadu (TNAU). 

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink