CI

Sorriso: produtores acreditam em queda na produtividade da soja

Excesso de chuva e proliferação da ferrugem contribuíram para a redução


A produção de soja em Sorriso começa a apresentar quedas. Até agora, com aproximadamente 10% colhido, que corresponde há 61,4 mil hectares, cada hectare está rendendo em média 55 sacas. No mesmo período do ano passado, o volume era de 60 sc/ha, sendo que a média geral foi 62. O excesso de chuva, falta de luminosidade, proliferação da ferrugem, são apenas alguns fatores que contribuíram para a redução.

“O que houve no setor é de que todos estão colhendo menos neste ano. Mas ainda é cedo para afirmar algo, pois 10% de área colhida são apenas um indicativo. No entanto, será muito difícil conseguir fechar com a mesma produtividade do ano passado, que foi muito boa”, disse o vice-presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Elso Pozzobon.

Se continuar com as chuvas de invernada, Pozzobon acredita que somente a ferrugem deve ser responsável pela redução de 2 sacas por hectare. Como atualmente 80% das lavouras de soja já detectaram a ferrugem, a preocupação do Sindicato agora é atingir os 2,2 milhões de toneladas.

Clima

A expectativa de toda a classe produtora é de que a chuva seja reduza significativamente até sábado. O clima tende a melhorar no dia 5 de fevereiro e ficar uma semana com tempo estável, sem dias chuvosos. “Quando se tem dias trabalháveis, sem muita chuva e umidade, os produtores de Sorriso conseguem colher entre 2% a 2,5% por dia, e uma média de 20% da área em uma semana, o que da um alívio aos que estão mais atrasados”, destaca Pozzobon.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.