CI

SP: APTA Regional e Unesp formam parceria em Pesquisa e Tecnologia

Abrangendo diversas regiões do estado, convênios devem trazer compartilhamento de conhecimento


Foto: Divulgação

A APTA Regional, instituição de pesquisa vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, firmou parceria de uma série de cooperações técnico-científicas com a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), em 31 de março, em evento realizado na Secretaria de Agricultura, na capital paulista. A iniciativa deve trazer interação em pesquisa, tecnologia e transferência do conhecimento.

“O que esperamos dessa parceria é uma maior integração em ciência e tecnologia entre as instituições”, aponta o diretor geral da APTA Regional, Daniel Gomes. Além de atividades conjuntas em projetos de pesquisa, a proposta é trazer estudantes dos cursos da Unesp voltados às ciências agrárias para conhecer e participar de atividades nas Unidades da APTA Regional. “Buscamos também a transferência de tecnologias aos produtores rurais e a oportunidade de proporcionar aprendizado prático aos estudantes de graduação e pós-graduação, por meio da vivência em nossas Unidades de Pesquisa”, complementa Gomes.

Firmada junto à Reitoria da Unesp, a parceria deverá incluir diversos campi da Universidade, que atuarão junto a Unidades da APTA Regional geograficamente relacionadas. A iniciativa foi formalizada com a assinatura do primeiro convênio, envolvendo a Unidade de Pesquisa de Ubatuba. Nessa etapa, um dos focos serão as pesquisas com agroecologia no litoral norte de SP.

O diretor geral afirma que o desejo é realizar um verdadeiro intercâmbio, trazendo professores da Unesp para atuar junto às Unidades da APTA Regional e levando os pesquisadores científicos do órgão da Secretaria de Agricultura para dentro da Universidade. “As duas entidades possuem muito em comum, pois são Instituições de pesquisa espalhadas por todo o Estado”, defende Gomes. Ele lembra que a Unesp é a universidade pública mais descentralizada de SP, perfil semelhante ao da APTA Regional no segmento agro, com dezoito Unidades de Pesquisa estrategicamente posicionadas nas diferentes regiões do território paulista.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.