CI

SP: Secretaria de Agricultura participa de Fórum Internacional voltado à inovação no agro

Secretaria de Agricultura participou da organização do Finovagro


Foto: Pixabay

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, através da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), participou da organização do Fórum Internacional online de Empreendedorismo e Inovação no Agro 2020 - Finovagro.

Realizado do dia 7 ao 9 de dezembro, o evento foi coordenado pelo professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA-USP), Celso da Costa Carrer, e oportunizou a troca de experiências entre diferentes ecossistemas de inovação, além da análise de casos bem sucedidos de fomento a incubadoras que têm no agro um elemento central.

Para o pesquisador da APTA Regional, Ricardo Firetti, que integrou a comissão organizadora, o mais importante foram as conexões criadas no evento, inclusive com representantes de iniciativas de outros países voltadas à inovação. “Você vê alguns ecossistemas de inovação em que o agro está presente, na Europa, por exemplo, e eles estão mais maduros, são bem estruturados, tem toda uma dinâmica já mais consolidada”, cita Firetti. Nesse sentido, acredita, o Fórum constitui uma oportunidade para podermos espelhar em nosso país iniciativas que vêm dando bons resultados lá fora. “O que eu acho que é interessante é justamente essa troca de experiências e a gente poder observar o que eles têm lá de referência, quais condições foram criadas que impactassem o desempenho e o fomento de startups do agro. Esse é o grande ‘x da questão’: quanto a gente está impactando e quanto poderia impactar no desempenho e no fomento de startups ligadas ao agronegócio, nas nossas AgTechs?”, acrescenta.

Na opinião do especialista, o Estado de São Paulo tem algumas particularidades interessantes, que permitem o desenvolvimento de sistemas de inovação e empreendedorismo. “Nós temos as nossas características, que são bem distintas, em SP: temos uma rede grande da Unesp, da Fatec e nossa, da APTA. Temos pessoas de inúmeras competências e, ao mesmo tempo, muita coisa localizada em algumas microrregiões do Estado, onde se concentram essas instituições, além de organizações privadas”, enuncia Firetti. Conforme defende, isso é relevante na medida que possibilita um desenvolvimento descentralizado, não concentrado apenas na capital ou nas grandes cidades, como Campinas ou São Carlos. “A gente consegue ter esse potencial de possuir pequenos sistemas locais de inovação em vários pontos do território paulista, sendo fomentados localmente em diferentes microrregiões do Estado”, avalia.

O pesquisador da APTA proferiu, no evento, palestra sobre sistemas locais de produção e inovação e suas relações com instituições de ensino e pesquisa. O tema se relaciona à atuação de Firetti junto ao Inova Prudente, ambiente de inovação municipal surgido em Presidente Prudente que é hoje seu objeto de pesquisa. “Estudamos os casos de 2 ambientes que temos aqui na região de Presidente Prudente: a Intep (uma incubadora tecnológica dentro de uma universidade privada) e a Fundação Inova Prudente, que começou no nível municipal e hoje virou um centro de inovação tecnológica vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de SP. É uma das poucas iniciativas do tipo no Estado; um trabalho que já dura cerca de 5 anos”, conta o especialista. Como explica, o projeto de pesquisa é voltado ao estudo da iniciativa e avaliação do que se faz necessário para aumentar o impacto da Fundação no desempenho e fomento de startups do agro.

A Fundação Inova Prudente participou, também, de um evento sequencial ao Finovagro, o 4° Encontro Mundial da Rede AgroInncuba, onde os sucessos e desafios de sua trajetória foram apresentados à Rede Ibero-americana de Agroincubadoras. Todos os trabalhos apresentados no Fórum Internacional, ficarão disponíveis gratuitamente para os interessados no site: https://proceedings.science/forum-agro-2020/videos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.