CI

SP vai fazer novas análises de doenças avícolas

Laboratório da Secretaria da Agricultura é o único a fazer análises de importação de material genético


Foto: Pixabay

O Centro Avançado de Pesquisa Avícola (CEAV), mantido pelo Instituto Biológico (IB-APTA), em Descalvado, interior paulista, foi credenciado pelo Mapa para realização de análises de biologia molecular relacionadas à sanidade de aves.

Desde 2014 a cadeia produtiva precisa realizar testes de influenza aviária (IA) e doença de Newcastle (DNC), que atesta o status sanitário diferenciado de cada unidade. Isso gerou aumento de demanda. Foram investidos R$ 300 mil, usados nas adequações exigidas para o credenciamento, compra de equipamentos, insumos e calibrações e capacitação técnica.

A extensão do escopo de análises, integrando as novas metodologias de biologia molecular foi publicada em 22 de maio de 2020. "Com esta extensão de escopo, o CEAV atenderá as demandas das empresas avícolas, nos ensaios exigidos para compartimentação e para importação de material genético", diz Ana Maria Iba Kanashiro, pesquisadora do IB e diretora do CEAV.

O laboratório atenderá aos programas de certificação e controle de granjas de reprodutoras comerciais, controle e monitoramento nos estabelecimentos avícolas comerciais de frangos e perus de corte e nos estabelecimentos de abate de frangos, galinhas, perus de corte e reprodução, compartimentação, exportação e importação de material genético avícola. "O custo para aquisição do material genético avícola é muito elevado. Por isso, o controle deve ser feito logo no início, com a comprovação de que o material está livre de determinadas doenças para, finalmente, compor o plantel nacional", diz Renato Luciano, pesquisador do IB.

Confira o escopo completo de análises oferecidas:

Ensaio Bacteriológico
- Salmonella spp, S.Enteritidis, S. Gallinarum, S. Pullorum, S.Typhimurium (Diagnóstico bacteriológico e identificação bioquímica e caracterização antigênica)

Ensaios Sorológicos Técnica soroaglutinação em placa
- Mycoplasma gallisepticum
- Mycoplasma synoviae
- Mycoplasma meleagridis
- S. Gallinarum e S. Pullorum

Ensaios Sorológicos Técnica Elisa
- Mycoplasma gallisepticum
- Mycoplasma synoviae
- Mycoplasma gallisepticum e Mycoplasma synoviae conjugado
- Mycoplasma meleagridis
- Doença de Newcastle
- Influenza aviária
- Laringotraqueíte das aves

Ensaios Sorológicos Técnica IDGA
- Influenza aviária
- Laringotraqueíte infecciosa das aves

Ensaios moleculares PCR convencional
- Mycoplasma synoviae
- Mycoplasma gallisepticum
- Mycoplasma meleagridis
- vírus de laringotraqueíte das aves
- Salmonella

Ensaios moleculares PCR tempo real
- vírus de Newcastle.
- vírus de influenza aviária
- vírus de laringotraqueíte das aves
- Mycoplasma gallisepticum
- Mycoplasma synoviae
 

* Com informações da assessoria de imprensa

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.