CI

SRB e ABCZ vão expandir Pró-Genética

Cooperação Técnica tem o objetivo de contribuir para o avanço da pecuária zebuína


Foto: Marcel Oliveira

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu  (ABCZ) acabam de anunciar a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica para a expansão do Pró-Genética - Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino de Minas Gerais para a pecuária paulista. A assinatura foi realizada pela presidente da SRB, Teresa Vendramini, e pelo presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Junior representando um grande avanço no desenvolvimento da pecuária zebuína, representando ainda um importante incentivo aos pequenos produtores.
 
Com o acordo, a SRB pretende estimular o aumento da produção de carne e leite nas pequenas propriedades rurais, ao mesmo tempo em que oferece um estímulo para o melhoramento do rebanho. O projeto é baseado no uso de touros zebuínos Puros de Origem (PO), com Registro Genealógico Definitivo (RGD) e Exame Andrológico apto a reprodução.

“Esta cooperação técnica de duas entidades centenárias, como a SRB e a ABCZ, pode ajudar e muito no aumento da renda nas pequenas propriedades rurais, o que acaba contribuindo para evitar o êxodo rural”, ressaltou a presidente da SRB, Teresa Vendramini. Já o diretor executivo da SRB, Luiz Roberto Zillo, explicou que o objetivo é levar educação e tecnologia a estes pequenos produtores da pecuária de corte e leite, o que deve impactar não apenas a renda, mas a produtividade no campo, servindo de incentivo a permanência dos jovens no campo.

O documento reúne uma série de ações para as duas instituições, que trabalharão em parceria para a ampliação do programa. Do ponto de vista de expansão para o estado de São Paulo, a cooperação traz benefícios ao incentivar a disseminação de reprodutores geneticamente provados para melhorar esses rebanhos. “Isso já está acontecendo de modo geral no Brasil, e com essa novidade nós vamos estimular ainda mais a produção de carne e leite nas pequenas propriedades rurais”, diz Teresa.

As entidades apostam na democratização da pecuária zebuína melhoradora e, consequentemente, o aumento da renda dos pequenos e médios produtores rurais, por meio do aumento da produtividade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.