CI

SRB fala na USP sobre reforma agrária


Presidente da SRB ministra palestra que aborda a política agrária de FHC a Lula e também trata de investimentos no setor

Quais as mudanças, perspectivas e propostas em relação à política agrária da era FHC ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva? Para responder e debater essas importantes questões, João de Almeida Sampaio Filho, presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB) apresentará o seminário "A Questão Agrária".

O evento marca o início da temporada 2003 do ciclo de seminários mensais promovidos pelo Programa de Estudos do Sistema Agroindustrial da Fundação Instituto de Administração (PENSA-FIA) em parceria com a Associação Brasileira de Agribusiness (ABAG).

O seminário será realizado nas dependências da FEA/USP, em São Paulo, no próximo dia 25 de abril, das 11h às 13h. É aberto ao público em geral e atrai especialmente aos interesses de estudantes e profissionais preocupados com as questões pertinentes ao agronegócio brasileiro.

O palestrante pretende apresentar o tema traçando um paralelo entre os dois governos - Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva - sob diferentes aspectos, entre eles, metodologia de trabalho, política de investimentos, condução do processo, resultados, erros e acertos.

O objetivo do presidente da SRB é apresentar à platéia sua visão sobre a linha de conduta que deve ser adotada para que a reforma agrária seja conduzida de forma ordeira, pacífica, pautada no diálogo e nas leis.

Para ele, a política agrária nacional deve funcionar como um mecanismo de fixação e desenvolvimento econômico do campo.

Perfil

João Sampaio é economista formado pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Fazendeiro, atua também como diretor das empresas Interlatex, Agrolatex e Neobrax. Foi presidente da Associação dos Produtores de Borracha de Mato Grosso e da Comissão Nacional da Borracha da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Sobre o PENSA

O Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial da Fundação Instituto de Administração integra os Departamentos de Economia e Administração da FEA-USP, São Paulo e Ribeirão Preto. Foi instalado em 1990 com a finalidade de promover estudos sobre o agribusiness brasileiro.

O PENSA tem ainda o objetivo de estudar a dinâmica do Sistema Agroindustrial, fornecendo subsídios à tomada de decisão e ao planejamento estratégico de organizações privadas e públicas; identificar e analisar as principais tendências dos negócios agroindustriais, visando sobretudo a inserção competitiva do Brasil no agribusiness internacional e, ainda, formar e capacitar recursos humanos para a gestão do Sistema Agroindustrial Brasileiro.

Serviço

Seminários PENSA/ABAG: A Questão Agrária;

Data: 25 de abril de 2003, das 11h às 13h;

Local: FEA/USP, av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - prédio da Biblioteca, sala de Teleconferências - Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: nos telefones (11) 3032-5966 e 3091-5905 ou pelo e-mail: [email protected]

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.