CI

STDS/RS debate ações emergenciais contra a seca e de assistência social

Participantes foram informados sobre o andamento de algumas ações contra a estiagem


O processo de Interiorização do Governo do Estado, realizado em Santa Rosa, na segunda-feira (30), reservou espaço para uma discussão sobre as ações contra a estiagem, elaboradas dentro da Sala de Situação, da qual a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS) é integrante. O encontro foi marcado por um debate entre prefeitos, secretários municipais da região e representantes de diversas secretarias e órgãos governamentais, que contou com a presença da secretária Adjunta do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Walkíria Bopp, e do diretor do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Desans), Elmar Schneider.


Na ocasião, os gestores da STDS informaram sobre a distribuição de cestas básicas para os segmentos de indígenas e quilombolas e ouviram reivindicações regionais. "Além de atuarmos neste momento de seca, em conjunto com a Conab e com os Ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, também poderemos auxiliar os municípios na construção de cisternas, dentro de algumas semanas", sustentou Schneider, que esteve acompanhado pela secretária Adjunta da Casa Civil, Mari Perusso, coordenadora da Sala de Situação.

A secretária Adjunta, Walkíria Bopp, também participou do encontro com técnicas e secretárias de Assistência Social, realizado na Fundação Estadual Machado de Assis (Fema), sob coordenação da diretora do Departamento de Assistência Social (DAS) da STDS, Carla Capitanio. Na reunião, foram apresentadas algumas das ações que deverão ser colocadas em prática pela STDS, durante o primeiro semestre deste ano, como a realização do Pacto pelo Emprego e as novas articulações para incrementar o trabalho de busca ativa e de conveniamentos com os municípios.

Além disso, foi realizado o debate sobre a Política de Assistência Social, englobando temáticas sobre o Índice de Gestão Descentralizada (IGD SUAS), Cadastro Único e Programa Bolsa Família. "Estamos procurando aproximar as atividades da STDS do trabalho realizado pelas secretarias municipais, procurando envolvê-las em programas como o fortalecimento da rede", disse Carla.


Para a secretária adjunta Walkíria Bopp, o mais importante é que os municípios façam a sensibilização e a mobilização para concretizar programas como o Plano Estadual de Qualificação Profissional. "Estamos desenvolvendo projetos que permitam melhorar a vida das pessoas onde elas vivem, proporcionando-lhes melhores condições de trabalho e de desenvolvimento social", argumentou Walkíria.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.