CI

Stephanes e secretário de Agricultura dos EUA comemoram restabelecimento do comércio de carne

“A inspeção está completa, os oficiais têm trabalhado com sucesso e os embarques já estão ocorrendo”, comunicou o chefe do USDA


Após o restabelecimento do comércio de carne bovina processada, Brasil e Estados Unidos comemoram os entendimentos na área sanitária. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, recebeu, nesta terça-feira (16), telefonema do secretário de Agricultura norte-americano, Ed Schafer, confirmando a plena retomada da exportação para aquele país. “A inspeção está completa, os oficiais têm trabalhado com sucesso e os embarques já estão ocorrendo”, comunicou o chefe do USDA. É a primeira vez que as autoridades máximas de Agricultura dos dois países têm diálogo direto sobre tema específico.

Stephanes afirmou estar contente com os resultados das negociações. “Estamos ainda mais satisfeitos em atender um mercado tão exigente. Isso é importante para que o Brasil esteja preparado para qualquer outro mercado”, enfatizou. E completou: “seremos sempre rigorosos para corresponder às exigências norte-americanas”.

Ainda sobre a maneira como os serviços oficiais trabalharam para reaver o comércio, Schafer afirmou que “é um exemplo de como dois países podem trabalhar juntos em um acordo bilateral para melhorar a relação nas importações e exportações”.

O ministro brasileiro espera, agora, que as discussões sobre a análise de risco para carnes in natura sejam concluídas em breve. Esta semana, técnicos do Mapa e do USDA estão reunidos em Washington (EUA) para tratar da exportação brasileira de carnes bovina, suína e de aves na forma in natura. O encontro é uma continuação dos trabalhos iniciados pelos dois países no Comitê Consultivo Agrícola (CCA), em maio deste ano, em Brasília.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.