CI

Stephanes lança Anuário Estatístico da Agroenergia


Brasília - O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, lançou o Anuário Estatístico da Agroenergia, durante a 16ª reunião da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool, nesta quarta-feira (8). A publicação mostra estatísticas das culturas da cana-de-açúcar e das oleaginosas soja, palma (dendê), girassol, algodão, amendoim e mamona. Também traz números da produção brasileira de açúcar e dos biocombustíveis etanol e biodiesel, além de dados consolidados da produção sucroalcooleira desde a safra 1948/1949. No encontro, foi distribuído o Ementário Nacional da Agroindústria Canavieira Compêndio Histórico de Normativos e Documentos Legais da Agroindústria Canavieira, em CD-ROM.

Na presença de representantes da cadeia produtiva do açúcar e do álcool, Stephanes aproveitou para comentar sobre o debate em torno da questão ambiental e lembrou que, em todas as reuniões, feiras e exposições agrícolas que tem participado, nota o interesse geral sobre o assunto. “Essa preocupação também é compartilhada com os produtores, e industriais canavieiros” assegurou o ministro. Ao mesmo tempo, enfatizou a necessidade de debate racional em torno do assunto, uma vez que, colocado em prática o Código Florestal Pernambuco, por exemplo, perderia parte significativa da produção de cana-de-açúcar por ser cultivada em encostas e topos de morro, o que é proibido pela legislação em vigor.

Segundo o diretor do Departamento de Cana-de-açúcar e Agroenergia da Secretaria de Produção e Agroenergia do Mapa e presidente da Câmara Setorial de Açúcar e Álcool, Alexandre Strapasson, "a publicação desses trabalhos é uma forma de dar visibilidade às informações do governo, ao setor sucroenergético e, ao mesmo tempo, suprir as áreas de pesquisa e planejamento. As duas edições interessam tanto ao Brasil, quanto ao exterior, porque são informações técnicas sobre agroenergia". As publicações estão disponíveis no site do Mapa para download gratuito.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.