CI

Stephanes ressalta aniversário do ministério e dia do agricultor

O agronegócio, responsável por 37 mi de empregos, representou 26,4% do PIB em 2008


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) completa 149 anos, nesta terça-feira (28). Na mesma data, comemora-se o dia do agricultor. O agronegócio, responsável por 37 milhões de empregos e pela base econômica de mais de quatro mil municípios, representou 26,4% do Produto Interno Bruto (PIB), em 2008, o que correspondeu a US$ 405,2 bilhões. Segundo o ministro Reinhold Stephanes, os produtos agropecuários brasileiros já estão em mais de 180 países e são reconhecidos por sua qualidade. “Além disso, os produtores também se preocupam com as questões sociais e ambientais, incorporando práticas sustentáveis e uso mais racional dos recursos naturais”, enfatizou.

Leia a mensagem do ministro:

Amigos agricultores,

Neste 28 de julho, comemoramos a criação do Ministério da Agricultura e o dia do agricultor. É inegável que o Brasil possui, hoje, uma das agriculturas mais eficientes do mundo. O investimento em pesquisa e tecnologia elevou a produtividade agrícola e tornou o País um dos maiores produtores de alimentos. Os produtos agropecuários brasileiros estão em mais de 180 países e são reconhecidos por sua qualidade. Além disso, os agricultores também se preocupam com questões sociais e ambientais, incorporando práticas sustentáveis e uso mais racional dos recursos naturais. O próprio consumidor brasileiro se tornou mais exigente, o que aumenta a demanda por produtos com rastreabilidade e certificação. E isso reforça a atuação firme do Ministério da Agricultura.

Para chegarmos até aqui, várias gerações de imigrantes e de brasileiros fizeram sua parte. Posso dizer até que a vocação agrícola já está em nosso DNA. A persistência e a capacidade de organização dos produtores brasileiros explicam, com certeza, a importância econômica da atividade agrícola, que começa com os insumos usados para o plantio e termina com seus produtos industrializados nos mercados.

Toda essa cadeia produtiva é responsável pelo superávit da balança comercial e por 37 milhões de empregos. Os consumidores, que vivem o dia a dia dos grandes centros urbanos, talvez ignorem a relação de dependência do que é produzido na área rural. Mas, o fato é que a agricultura responde pela base econômica de mais de 4 mil municípios. Daí porque, quando a agricultura vai bem, há mais desenvolvimento em todo País: no campo e nas cidades. O Brasil deve se orgulhar de seus agricultores. A todos vocês, meu respeito e agradecimento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.