Stephanes vai lutar por juros mais baixos
CI
Agronegócio

Stephanes vai lutar por juros mais baixos

O novo ministro assumiu o cargo hoje com a promessa de defender juros menores para o setor
Por:

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, assumiu o cargo na terça-feira (27-03) com a promessa de defender no governo juros menores para a agricultura. Ele reconheceu que o assunto precisa ser "harmonizado" com o Banco do Brasil e a área econômica do governo, mas afirmou que a taxa de juros de 8,75% para o setor era compatível com uma taxa Selic (taxa básica de juros) superior a 20% e uma inflação entre 6% e 8%.

Para Stephanes, como houve redução tanto da taxa Selic quanto da inflação, seria importante pensar em uma diminuição também dos juros para o crédito rural. O endividamento do setor foi um dos dez pontos prioritários citados pelo ministro durante seu discurso de posse no ministério. Entre as "questões sensíveis" que precisarão ser enfrentadas no governo estão a defesa sanitária animal e vegetal, a relação da agricultura com o meio ambiente, a produção de bioenergia de álcool e biodiesel, a produção de alimentos transgênicos, a agregação de valor aos produtos agrícolas, a política de preços mínimos, seguro agrícola e estabilidade de renda dos produtores, além de negociações internacionais.

Ele elogiou a atuação dos ministros que o antecederam (Luis Carlos Guedes Pinto, Roberto Rodrigues no governo Lula) e Marcus Vinícius Pratini de Morais (este no governo Fernando Henrique Cardoso), e disse que a agricultura vive um bom momento, com bons preços e boa safra. A expectativa do governo é a de que a safra de grãos (2006/2007) alcance entre 128 mil e 129 mil toneladas. Especificamente sobre a defesa sanitária, o novo ministro defendeu que a área seja melhor estruturada, tenha mais recursos, e disse que é preciso observar as fronteiras com a Bolívia e o Paraguai.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink